Grande ícone da década de 1980, o cantor Nahim, que foi a voz por trás de hits como “Coração de Melão”, “Taka Taka”, entre outros, infelizmente acabou falecendo no dia 13 de junho deste ano. Todavia, a causa da morte do cantor se tornou um grande mistério, acarretando em um inquérito policial.
O artista, de 71 anos, foi encontrado morto em sua casa, onde morava sozinho com os cães, em Taboão da Serra, na Grande São Paulo. A princípio, o ocorrido foi investigado pelo 1º Distrito Policial (DP) da cidade como “morte suspeita”, ou seja, como se alguém tivesse cometido o ato.
Contudo, após meses de investigação, o Ministério Público (MP) pediu à Justiça o arquivamento do caso de Nahim, concluindo que a morte foi acidental. Segundo a Polícia Civil, a morte foi causada por uma conjunção de fatores, entre eles uso de bebida, remédio, droga e queda acidental.
De acordo com o que foi apurado, o cantor teria misturado bebida alcoólica, com remédio contra insônia e cocaína, e acabou tendo um mal súbito. Desta forma, Nahim teria tropeçado na escada mal iluminada, caído e batido a cabeça, e então levado a óbito.
Outros fatores que reforçam a conclusão são a idade avançada, os problemas cardíacos do cantor e sua visão debilitada em um dos olhos. Vale destacar que durante a investigação, testemunhas que foram ouvidas na delegacia confirmaram que o cantor fazia uso “esporádico ou recreativo” de cocaína.
Da música aos programas de auditório: a carreira de Nahim
A fama de Nahim na música surgiu principalmente nos anos 80, quando foi descoberto pelo produtor Mister Sam. Em seu início de carreira, o cantor era conhecido pelo codinome “Baby Face”, lançando dois discos compactos em inglês.
Mas logo em 1981, os sucessos em português começaram a surgir, e logo Nahim ganhou bem mais notoriedade. Neste período, ele passou a frequentar programas de auditório, e acabou se destacando no quadro Qual É a Música? do Programa Silvio Santos, no SBT.
Com o tempo, o cantor optou por deixar os holofotes e passou a produzir diversos artistas. Nahim preferiu ter uma vida mais tranquila, vivendo dos direitos autorais de suas canções e fazendo poucos shows pelo Brasil. Apesar disso, ele participou de alguns reality shows entre 2017 e 2023.