Mostra de São Paulo vai exibir um dos filmes censurados na ditadura
Nesta quinta-feira (17), começou a 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que vai exibir mais de 400 filmes de 82 países. Um dos destaques da mostra este ano é o filme “Onda Nova” (1983), que foi censurado pela ditadura militar brasileira.
O longa será exibido em 4K, em uma cópia restaurada, no próximo domingo (20), às 13h, no Reserva Cultural. Dirigido por Ícaro Martins (“A Estrela Nua”), o filme foi censurado na época por abordar temas como desejo e sexualidade e por misturar comédia erótica e crítica social.
“Colagem surrealista sobre a juventude paulistana. Um grupo de meninas forma um time de futebol, com patrocínio de clube profissional. Começam a treinar e se tornam sensação nacional: vão a programas de TV, jogam com a polícia feminina e acabam sendo escaladas para o Selecionado Italiano de Futebol Feminino” (sinopse oficial divulgada pela mostra).
Mostra Internacional de Cinema de São Paulo vai exibir “Ainda Estou Aqui”
Um dos filmes mais comentados da mostra este é o elogiado longa nacional “Ainda Estou Aqui”. Dirigido por Walter Salles (“Central do Brasil”) e estrelando Fernanda Torres (“Tapas & Beijos”), o filme venceu o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza este ano e será o representante brasileiro na corrida do Oscar 2025 de Melhor Filme Estrangeiro.
O filme será exibido nesta sexta (18) e no sábado (19), no Espaço Augusta. Os ingressos estão esgotados no site Velox.
Confira a sinopse oficial:
“Rio de Janeiro, início dos anos 70, quando o país enfrenta o acirramento da ditadura militar. Estamos no centro de uma família, os Paiva: um pai, Rubens, uma mãe, Eunice, e seus cinco filhos. Vivem numa casa alugada em frente à praia, de portas abertas para os amigos. O amor pela música e pelas conversas, o humor e o afeto que compartilham entre si são suas próprias formas sutis de resistência à opressão que paira sobre o país.”
Fonte: Omelete e Aventuras na História.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.