Assumir o manto do Pantera Negra é algo que, certamente, não seria para qualquer personagem. Desde a morte inesperada de Chadwick Boseman, em agosto de 2020, os fãs vinham se perguntando quem seria o novo rei ou rainha de Wakanda.
Ao perder o seu protagonista, a continuação teve de mudar o foco de sua trama, que se concentraria na relação entre o herói, T’Challa, e seu filho.
O novo roteiro espelha um pouco a vida real, e coloca a irmã (Letitia Wright) e a mãe (Angela Bassett) do protagonista para lidarem com as repercussões da morte do personagem, rei e protetor de uma das nações mais poderosas do mundo.
“O filme era sobre o T’Challa lidando com questões de se tornar pai, o que achávamos que era muito interessante. E quando perdemos Chadwick, o paradigma todo mudou e se tornou sobre uma mãe e uma filha” – diz Nate Moore, produtor do filme.
De acordo com o The Cosmic Circus, o filho de T’Challa com Nakia, personagem de Lupita Nyong’o, irá assumir o posto do pai, mas isso não deverá ocorrer em Wakanda Para Sempre, mas em uma futura produção. Segundo o site, o menino aparecerá no próprio longa, mas seu desenvolvimento se dará de forma lenta e gradual e fará parte do enredo da série que será protagonizada por Okoye, de Danai Gurira.
Polêmicas no elenco
A morte de Boseman aos 43 anos em agosto de 2020 surpreendeu o mundo e a indústria cinematográfica. Diagnosticado em 2016 com câncer de cólon, ele passou quatro anos sem falar publicamente sobre a doença.
Em dezembro do mesmo ano, os estúdios Marvel anunciaram que manteriam o desenvolvimento da continuação, e que não escalariam outro ator para o papel. A tarefa de reajustar os rumos da história ficaram com o diretor Ryan Coogler, responsável pelo primeiro filme que mais uma vez divide o roteiro com Joe Robert Cole.
A mais cotada (e atualmente, confirmada) para dar continuidade ao legado foi a irmã, Shuri, mas informações não-oficiais falaram sobre a postura anti-vacina de Letitia Wright durante a pandemia, e as consequentes críticas que a atriz recebeu teriam feito a Marvel Studios optar por outro caminho.
Contudo, enquanto conversas sobre mudanças no enredo do filme estavam acontecendo em função disso, as gravações tiveram que ser interrompidas por causa de uma lesão que a atriz sofreu em uma das cenas de ação do longa.
As tensões sobre seu posicionamento, porém, pareciam ter sido resolvidas. Vale lembrar que Shuri é a mulher por trás de grande parte da poderosa tecnologia do herói, portanto, uma forte representante do legado do Pantera Negra.
Pantera Negra 2: Wakanda Para Sempre estreia nos cinemas no dia 10 de novembro.