Morre Zé Celso aos 86 anos
Morre o diretor e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, aos 86 anos de idade. Zé Celso estava internado no Hospital das Clínicas de São Paulo desde a última terça-feira (04/07). O motivo foi devido a um incêndio ter acometido o apartamento onde morava, onde teve 53% do seu corpo queimado.
A informação da morte do dramaturgo foi confirmada pelo Teatro Oficina, companhia fundada por Zé Celso em 1958, quando ele tinha 21 anos de idade. Em publicação na conta oficial do Instagram, a companhia Teatro Oficina publicou o seguinte texto:
“Tudo é tempo e contra-tempo! E o tempo é eterno. Eu sou uma forma vitoriosa do tempo. Nossa fênix acaba de partir pra morada do sol. Amor de muito. Amor sempre”.
No momento do incêndio, que ainda tem causa em investigação, Zé Celso estava acompanhado de Marcelo Drummond, seu marido, Victor Rosa, Ricardo Bittencourt e o seu cachorro, Nagô. Todos ficaram em observação por terem inalado muita fumaça e estão sem risco.
Carreira de Zé Celso
A carreira de Zé Celso se iniciou no final dos anos 1950, quando estreou duas peças de autoria própria: “Vento Forte para Papagaio Subir” e “A Incubadeira”. Além das obras no teatro, o diretor e dramaturgo chegou a produzir obras para o cinema. Ele é considerado um dos grandes ícones das artes cênicas brasileiras.
Durante toda a carreira fez grandes experimentações, criando um teatro mais sensorial onde guiava as temáticas com base na política e cultura do país. Ele fundou o Grupo de Teatro Amador Oficina, no final da década de 1950, uma das grandes contribuições para o meio artístico.