Considerado como um dos principais atores negros da sua geração, James Earl Jones, que é mundialmente conhecido por dublar o vilão Darth Vader em toda a franquia Star Wars, faleceu em sua casa no Condado de Dutchess, em Nova York, aos 93 anos nesta segunda-feira (9).
A informação foi divulgada por seus representantes no Independent Artist Group, que compartilharam a triste notícia com o portal Deadline. Vale destacar que apesar de ser reconhecido por sua voz grave, que marcou o universo Star Wars, o ator teve que superar uma gagueira profunda quando criança.
Mas Darth Vader não foi o único vilão icônico que Jones interpretou nos cinemas. Outro papel memorável de sua carreira inclui o do perigoso cultista Thulsa Doom em Conan, o Bárbaro, baseado nas histórias de Robert E. Howard. Além de sua poderosa voz, ele também marcou com sua atuação na adaptação.
Mas nem só de vilões o ator viveu, pois outra atuação marcante de sua carreira inclui a voz de Mufasa no filme O Rei Leão, tanto na versão clássica da década de 1990 quanto na mais recente. Além disso, ele também interpretou o rei Jaffe Joffer na franquia Um Príncipe em Nova York.
Em abril de 2016, Jones falou publicamente pela primeira vez em quase 20 anos sobre seu desafio de saúde de longo prazo com a diabetes tipo 2, diagnosticada em meados da década de 1990. Contudo, a causa da morte do ator ainda não foi revelada, portanto não se sabe se a doença teve influência.
Amplamente premiado: a carreira de James Earl Jones
Apesar de ser muito reconhecido por seus trabalhos no cinema, James Earl Jones começou sua carreira no teatro em meados da década de 1950, após trabalhar como zelador para sustentar seus estudos no ramo. Em 1957, ele fez sua estreia na Broadway, onde atuou em várias peças de Shakespeare.
Já no cinema, sua primeira oportunidade surgiu em meados de 1964 no filme Dr. Fantástico, dirigido por Stanley Kubrick, mas Jones só foi assumir um papel de destaque por volta de 1970. Desde então, ele acumulou quase 200 créditos na tela durante sua brilhante carreira.
Com três Tony Awards, dois Emmy Awards e um Grammy Award, além de um Oscar honorário em 2011, Jones se tornou amplamente conhecido como um dos maiores atores da história americana. Com sua morte, ele deixa seu filho, Flynn Earl Jones.