Toriano Adaryll Jackson, um dos fundadores do grupo Jackson 5, mundialmente conhecido como “Tito” Jackson, infelizmente veio a falecer no último domingo (15), aos 70 anos de idade. Irmão de Michael Jackson, ele era o terceiro de 10 filhos da família, e foi o segundo do grupo a falecer.
De acordo com um porta-voz de sua irmã, Janet, Tito sofreu um ataque cardíaco grave enquanto dirigia do Novo México para Oklahoma, sendo esta a causa de sua morte. A declaração foi veiculada originalmente pelo jornal The New York Times.
Através das redes sociais, seus filhos Taj, Taryll e TJ publicaram uma homenagem ao pai. Na postagem, eles divulgaram diversas fotos junto dele, e anunciaram o luto. “É com o coração pesado que anunciamos que nosso amado pai, o membro do Hall da Fama do Rock & Roll Tito Jackson não está mais conosco. Estamos chocados, tristes e com o coração partido”, diz a publicação.
Grande parte da carreira de Tito foi dedicada ao Jackson 5, com quem ele vinha se apresentando recentemente, junto dos irmãos Marlon e Jackie. Contudo, uma de suas últimas apresentações solo, realizada no festival Fool in Love no dia 31 de agosto, foi registrada. Confira:
A carreira de Tito Jackson
Junto de Jackie e Jermaine, Tito foi um dos membros originais do Jackson 5, que posteriormente ainda contou com Marlon, Randy e, claro, o rei do pop Michael Jackson, que se tornou o vocalista principal do grupo com apenas 7 anos. Eles foram treinados para trabalhar em shows de talentos por seu pai, Joseph.
Depois do fim do grupo, Tito investiu na carreira solo no R&B em meados de 2003, atuando como músico de blues em vários clubes com sua banda. Contudo, ele foi o último dos irmãos a lançar um álbum solo, tendo concretizado este objetivo somente em 2016 com o disco Tito Time.
Neste mesmo ano, ele lançou um single colaborativo, “Get it Baby”, com o rapper Big Daddy Kane, que se tornou um dos grandes hits de sua carreira. Após se divorciar de sua esposa, Delores “Dee Dee” Martes, em 1993, ele não se casou novamente. Desta forma, Tito Jackson deixa três filhos e nove netos.