Lembrada por seus papéis em novelas de sucesso como Dancin’ Days e Senhora do Destino, a atriz Jacqueline Laurence infelizmente veio a falecer na madrugada desta segunda-feira (17), aos 91 anos. Segundo o G1, Laurence sofreu uma parada cardíaca e veio a óbito.
A atriz, que estava internada no Hospital Municipal Miguel Couto, no Rio de Janeiro, nasceu em Marselha, na França, em 1932. Contudo, ela se mudou para o Brasil ainda na adolescência, acompanhando o pai, que era jornalista. Curiosamente, apesar de sua vida no país, Laurence nunca se naturalizou.
Mesmo assim, a atriz sempre se considerou brasileira, chegando a fazer parte de um dos movimentos teatrais mais importantes do Rio de Janeiro da década de 1980. Conhecido como “Besteirol”, este movimento consistia em fazer uma sátira aos costumes da sociedade brasileira.
O velório de Laurence será realizado nesta terça-feira (18), das 10h às 14h no Teatro Tablado, localizado no bairro do Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Após a cerimônia, o corpo da atriz será cremado, e o processo será restrito apenas a amigos e familiares.
Apesar de seu extenso legado, a atriz não deixou herdeiros, uma vez que nunca se casou ou teve filhos. “Não casei nem tive filhos, creio que por haver custado a me adaptar ao Brasil. […] Os namorados que tive acabaram por ser, circunstancialmente, namorados”, contou ela, em entrevista ao site de Heloisa Tolipan.
Papéis marcantes da carreira da atriz Jacqueline Laurence
Apesar de também ter feito sucesso na direção, comandando peças teatrais e episódios de seriados, é inegável que Jacqueline Laurence brilhou na frente das câmeras. Seu último trabalho foi na novela Salve-se Quem Puder, mas a atriz é dona de diversas atuações marcantes em sua história.
- Solange (Dancin’ Days, 1978)
Proprietária de uma loja de antiguidades junto de Emília, Solange era grande amiga de Júlia, chegando a acompanhar a ex-presidiária em sua viagem para a Europa.
- Simone Bourier (Top Model, 1989)
Simone era a governanta da casa de Alex, por quem era secretamente apaixonada, sendo ela uma francesa radicada no Brasil. Ela também era extremamente misteriosa, dona de um passado cheio de segredos.
- Eglantine Billard (Salsa e Merengue, 1996)
Morando em Marselle, a professora de piano Eglantine descobre que sua filha se apaixonou por um jogador de futebol, com quem teve um filho. Após a fuga do casal, cabe a avó criar o neto, a quem ela deseja transformar em um pianista clássico.
- Simone Lauzier (Babilônia, 2015)
Amiga de longa data de Teresa, a protagonista, Simone era dona de um antiquário, que era gerenciado por sua amiga Estela.