Conhecido por ter ajudado a fundar a lendária banda australiana AC/DC, o baterista Colin Burgess, da formação original da banda, morreu no último sábado (16), aos 77 anos de idade. A notícia foi confirmada pela própria banda através das redes sociais.
“Muito tristes em saber da morte de Colin Burgess. Ele foi nosso primeiro baterista e um músico muito respeitado. Boas lembranças. Agite em paz, Colin”, comunicou o grupo através da publicação postada no Instagram.
A causa da morte do músico não foi revelada até o momento. Burgess fez parte da primeira formação do AC/CD, junto dos guitarristas Angus Young e Malcolm Young, o baixista Larry Van Kriedt e o vocalista Dave Evans, em meados de 1973.
Durante sua passagem, o baterista tocou no primeiro show da banda, durante o Ano Novo, na boate Checkers em Sydney, Austrália. Apesar de sua curta passagem, com sua saída acontecendo em 1974, Burgess também chegou a gravar o primeiro single do AC/DC, “Can I Sit Next To You Girl”.
A saída de Colin Burgess do AC/DC
Após ter saído da banda The Masters Apprentices de 1968 a 1972, Colin Burgess entrou no AC/DC no ano seguinte e fez uma curtíssima passagem, sendo demitido em 1974. No livro AC/DC: Hell Ain’t a Bad Place to Be, escrito por Mick Wall, a causa da expulsão do músico foi revelada em detalhes.
O baterista teria sido demitido por ter passado mal após ter se embebedado em um show, chegando a desmaiar no palco. Burgess nunca negou ter bebido “alguns drinques”, mas insistia que não estava tão bêbado, alegando que poderiam ter “batizado” sua bebida.
O músico foi uma grande estrela nos anos 1960, tendo bastante notoriedade no meio da música. Após sua saída do AC/DC, Burgess deu continuidade em sua carreira, formando com seu irmão Denny, formando bandas como His Majesty e, anos depois, a Burgess Brothers Band.