Morre atriz de “O Iluminado”, aos 75 anos
Shelley Duvall, mais lembrada pelo papel de Wendy no clássico do terror “O Iluminado” (1980), faleceu nesta quinta-feira (11), aos 75 anos de idade. Seu representante Gary Springer declarou ao The Hollywood Reporter que a atriz faleceu durante o seu sono devido a complicações da diabete. Ela morreu em sua casa em Blanco, no Texas.
“Minha querida, doce e maravilhosa parceira de vida e amiga nos deixou. Ela estava sofrendo muito ultimamente, e agora está livre. Voe, linda Shelley”, escreveu Dan Gilroy, parceiro da atriz desde 1989.
Relembre a carreira de Shelley Duvall
Shelley Duvall começou sua carreira nos anos 1970 e, além de atriz, teve sua própria produtora, a Think Entertainment, que criou programas infantis inovadores para a época e rendeu duas indicações ao Emmy para Duvall. Alguns filmes que ela fez nessa primeira década de carreira são “Onde os Homens São Homens” (1971), “Nashville” (1975) e “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa” (1977).
Mas o papel que marcou e mudou sua carreira para sempre foi em 1980, em “O Iluminado”. Durante os 13 meses de gravação, o diretor Stanley Kubrick incentivou as pessoas do set a não falarem com a atriz, supostamente para que ela passasse com mais “verdade” o isolamento que sua personagem estava sentindo.
Outra história famosa do set é que o diretor fez a atriz repetir uma cena 127 vezes, o que deixou ela até desidratada e com as mãos machucadas de segurar o objeto cênico por tanto tempo.
Nos anos 1990, depois que seu irmão foi diagnosticado com câncer e as propostas para filmes começaram a diminuir, Duvall se afastou um pouco dos holofotes e voltou para o Texas. Em 2002, a atriz se aposentou “de vez” de Hollywood. Mais de 20 anos depois ela voltou às telonas no filme indie de terror “The Forest Hills” (2023), que ficou sendo seu último trabalho como atriz.
Fonte: The Hollywood Reporter e People.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.