Figura lendária de Hollywood, com quase 70 anos de carreira dedicados à indústria, a atriz Gena Rowlands, geralmente lembrada por seu papel no filme Diário de uma Paixão, dirigido pelo seu filho, Nick Cassavetes, faleceu nesta quarta-feira (14), aos 94 anos.
Há algum tempo, a atriz vinha sofrendo com a doença de Alzheimer, mas a causa de sua morte não foi revelada. Curiosamente, no filme de 2004, Rowlands interpretou uma versão mais velha de Allie, a personagem de Rachel McAdams, que sofria de demência no filme de 2004.
Consegui que minha mãe interpretasse a Allie mais velha, e passamos muito tempo conversando sobre Alzheimer e querendo ser autênticos com isso, e agora, nos últimos cinco anos, ela teve Alzheimer”, revelou Cassavetes ao portal Entertainment Weekly em junho.
Seu status de lenda de Hollywood não veio atoa, pois ao longo de sua carreira, Rowlands recebeu duas indicações ao Oscar por clássicos como Uma Mulher sob Influência, de 1974 e Glória, de 1980. Além disso, ela ainda recebeu dois Emmys, sendo um deles por The Betty Ford Story, de 1987, que também lhe rendeu um Globo de Ouro.
Antes de “Diário de uma Paixão”: a carreira de Gena Rowlands
A veterana Gena Rowlands nasceu em Madison, nos Estados Unidos, no dia 19 de junho de 1930, e sua carreira nas artes teve início cerca de 20 anos depois. Em meados de 1950, ela entrou para a Academia Americana de Artes Dramáticas, e desde então passou a se dedicar à atuação.
Ainda naquela década, a atriz fez sua estreia na Broadway e no cinema, tendo sida içada ao estrelato ainda cedo, o que reforça seu talento. O dramaturgo Tennessee Williams comparou uma vez Rowlands a “uma obra de arte na qual você se coloca como se fossem pinturas em um museu”.
Ao longo de sua carreira, Rowlands esteve presente em filmes dos mais variados gêneros. Algumas de suas aparições mais marcantes, além da comédia romântica dirigida por seu filho, incluem obras como AIDS: Aconteceu Comigo, A Outra e o terror A Chave Mestra.