O reino de Rohan está de luto novamente. No último domingo (5), o ator Bernard Hill, famoso por interpretar o Rei Théoden em dois filmes da franquia O Senhor dos Anéis acabou falecendo, segundo confirmado por seu agente Lou Coulson à BBC. A causa da morte do ator não foi revelada.
Nativo de Manchester, Hill nasceu em uma família de mineiros de carvão, mas se tornou um nome muito proeminente da indústria audiovisual. Seu papel na adaptação da obra de J. R. R. Tolkien é destacado principalmente em O Retorno do Rei, de 2003, com bastante foco em seu personagem.
Contudo, a produção de Peter Jackson não é o único papel de grande reconhecimento do ator, que também já assumiu o posto de comandante do maior desastre marítimo da história. Em Titanic, de James Cameron, Hill interpretou o Capitão Edward Smith.
O ator ainda marcou presença em sucessos de bilheteria como Gandhi, de 1982, e Operação Valquíria, além de participar de produções como Crime Verdadeiro e Sonho de uma Noite de Verão. Ele também fez parte do elenco de O Escorpião Rei, de 2002.
Hill começou sua carreira em meados de 1976, interpretando um policial na série Crown Court. Desde então, ele alcançou grandes produções da indústria. O ator de 79 anos também possuía uma carreira no teatro, que se encerrou em 1995. Ele deixa a esposa, a atriz Marianna Hill, e o filho Gabriel.
“The Responder”: última produção com a participação do ator Bernard Hill
Criada por Tony Schumacher, a segunda temporada da série The Responder: O Agente conta com uma das últimas aparições de Bernard Hill nas telas. O programa, exibido pela BBC One, foi exibido na noite deste domingo, horas após a morte do ator.
Na série, Hill interpretou Tom Carson, o pai do protagonista Chris, interpretado por Martin Freeman. Ele tenta manter seu filho no caminho certo depois que ele se vê preso no meio de uma guerra às drogas entre dois dos traficantes mais perigosos de Liverpool.
Antes do programa ir ao ar, foi feita uma homenagem ao lendário ator. Além disso, sua aparição também rendeu a manifestação de diversos fãs através das redes sociais, que publicaram mensagens de carinho exaltando o trabalho de Hill. Infelizmente, a série não está disponível no Brasil.