Morreu nesta terça-feira (09/01), o ex-baterista do Scorpions James Kottak, aos 61 anos. A causa da morte não foi divulgada, mas segundo sua filha, Tobi, ele morreu em sua cidade natal, Louisville, no Kentucky. Kottak se juntou ao grupo alemão em 1996 e foi demitido da banda em 2016, por problemas com o alcoolismo.
Em 2022, o músico comentou sobre o seu problema de saúde, afirmando que ainda não tinha conseguido se livrar completamente do álcool. Com Scorpions, Kottak participou das gravações de todos os álbuns do período, desde “Eye II Eye”, de 1999, até “Return to Forever”, de 2015. Ele foi substituído por Mikkey Dee, ex-Motörhead, que segue sendo o baterista do Scorpions.
Mais detalhes da vida de James Kottak
Além de ter sido baterista dos Scorpions, James Kottak também fez parte da banda Kingdom Come, que ficou bastante conhecida na década de 1980, e saiu em turnê com grupos como KrunK, Montrose, Wild Horses e Buster Brown.
Recentemente, Kottak tinha dado uma entrevista falando sobre a sua batalha contra o álcool, ao Tulsa Music Stream: “Tive algumas crises com a bebida ao longo dos anos. Mas o que as pessoas não conhecem é todos os anos que estive sóbrio. 2008 a 2011. E um ano aqui e outro ali.”
“E quando nossos filhos [com a ex-mulher Athena Lee, irmã do baterista do Mötley Crüe, Tommy Lee] estavam no forno, eu passava muito tempo sem beber. E então tive meus momentos em que bebi. E isso não significa que estava caindo bêbado, andando com uma garrafa pela casa”, completou o ex-baterista.