Lançada há mais de 40 anos, “Dois Passos do Paraíso” certamente é um dos maiores sucessos da banda Blitz, que marcou a história do rock nacional como um dos grandes hits dos anos 80 no Brasil. Apesar de emocionante, por lidar com a saudade em sua letra, a música protagoniza uma história cômica.
Em entrevista ao podcast Papo com Clê, o vocalista da banda, Evandro Mesquita, explicou como uma cidade tocantinense acabou indo parar na letra da famosa canção. Segundo o músico, o trecho que cita a cidade de “Miracema do Norte” não foi necessariamente inspirado na cidade real.
“Eu tenho um sítio em Friburgo. Sempre que eu passava para ir pra Friburgo tinha uma placa assim: ‘Miracema’ […] Eu botei um ‘do Norte’ aqui, eu estava inventando uma cidade, uma cidade fictícia”, revelou Evandro.
Ou seja, a primeira inspiração do músico surgiu de um município que fica na região noroeste do estado do Rio de Janeiro. Porém, Evandro comenta que logo descobriu que Miracema do Norte, que atualmente se chama “Miracema do Tocantins”, não era invenção sua.
“Eu estava na Praia do Futuro, no Ceará, Fortaleza, aí vem um cara e fala assim ‘opa, eu sou prefeito de Miracema do Norte’ […] Achei que era uma piada do cara. […] Achei que eu estava inventando uma cidade e a cidade existe. E a cidade é perto de uma cidade chamada Paraíso”, contou.
Apesar de não estar “a dois passos”, de fato a cidade de Miracema do Tocantins se localiza a 106 km da cidade de Paraíso e por volta de 68 km da capital do Tocantins, Palmas. Apesar disso, o sucesso da música foi tanto que se tornou oficialmente a cidade natal do caminhoneiro Arlindo Orlando.
Longe de Miracema do Norte: a verdadeira origem do hit da banda Blitz
Apesar da linda história apresentada na letra, a única coisa que a aproxima da inspiração real é a saudade. Isso porque, longe de Miracema do Norte, a música surgiu devido a uma situação vivida por Evandro Mesquita com seu grupo de teatro, “Asdrúbal Trouxe o Trombone”, em Recife.
Segundo uma matéria do blog Letra e Música, a saudade de pessoas queridas enquanto o grupo viajava e passava por situações complicadas durante as viagens foi a principal ideia por trás da música. Em áudio, o próprio Evandro confirma que durante a estadia em Olinda, a música saiu quase que por completo.
Na matéria, o músico também deixa claro que não há a intenção de passar uma mensagem com a canção. A ideia era apenas de fazer uma música para que todos pudessem se divertir, deixando claro que cada um pode ter uma interpretação própria da faixa.
“Dois Passos do Paraíso” integra o álbum Radioatividade, lançado em julho de 1983, e é o segundo álbum da carreira da banda. O disco foi produzido pelo lendário ex-baixista dos Mutantes e produtor Liminha e a música é um sucesso absoluto até hoje.