Apesar do sucesso da produção, a série Mindhunter durou por apenas duas temporadas, nunca recebendo uma continuação. Além disso, o cineasta David Fincher, que criou o projeto junto à plataforma, já havia revelado anteriormente que a série não deveria receber temporadas futuras.
Em entrevista ao Le Journal du Dimanche, Fincher explicou que o custo que a produção tem para a Netflix seria um dos principais motivos, mas está longe de ser o único para sua não renovação. Em entrevista à revista francesa Premiere, o cineasta comentou que Mindhunter se aventurou em um território arriscado.
“Talvez House Of Cards não fosse um grande risco, mas Mindhunter era um [drama] processual sobre ciências comportamentais que não seria nem Arquivo X, nem CSI, nem Criminal Minds, mas funcionaria como o retrato de um cara que perde a virgindade no mundo dos sádicos psicossexuais? Não conseguimos completar a trajetória, mas foi uma aposta. Uma série cara também. Muito cara”, comentou.
Fincher citou House Of Cards, que foi outra produção de sucesso de sua autoria, que durou seis temporadas, apontando que a série foi um “risco calculado” para o streaming, diferente de Mindhunter. Sobre os custos de produção, o cineasta explicou que encerrar foi uma decisão prudente.
“Fomos o mais longe que pudemos até que finalmente alguém nos disse: não faz sentido produzir esta série assim, a menos que você consiga reduzir o orçamento, ou torná-la ‘mais pop’, para que mais pessoas assistam. Não queríamos mudar a nossa abordagem, então, respeitosamente, eles nos disseram que estavam traçando um limite”, completou Fincher.
Mais sobre Mindhunter: trama, elenco e onde assistir
A série acompanha Holden Ford e Bill Tench, dois agentes do FBI que em 1977, põe em prática um ambicioso plano para desenvolver a primeira pesquisa aprofundada sobre a mente de psicopatas e assassinos em série nos Estados Unidos.
Para isso, eles precisam ganhar a confiança dos detentos e superar uma série de desafios para darem andamento em sua pesquisa. Entre os detentos, estão nomes assustadores como Ted Bundy, Ed Gein, Edmund Kemper, Richard Speck e até mesmo Charles Manson.
Holt McCallany e Jonathan Groff interpretam os agentes, e são acompanhados por nomes como Anna Torv, Cameron Britton, Joe Tuttle, Hannah Gross, Damon Herriman, entr outros. As duas primeiras temporadas de Mindhunter estão disponíveis na Netflix. Assista ao trailer: