Estrelado por Aras Bulut İynemli, um dos principais atores da Turquia, o filme “Milagre na Cela 7” trouxe para os cinemas uma história emocionante.
Na trama, acompanhamos Memo, um homem com deficiência mental que vive com sua filha e avó em uma vila na costa turca do mar Egeu durante o período do golpe de estado na década de 1980. Ele é um simples pastor de ovelha, que tem sua vida virada para baixo quando a filha do comandante, um oficial sênior durante a lei marcial, morre.
Ele é acusado de assassinato e condenado à morte, mas, antes disso, ele fica em uma prisão na cela número sete. Apesar das poucas chances de sobreviver, Memo contará com a ajuda de seus companheiros de cela e de quem também está do outro lado das grades, para tentar convencer as autoridades de sua inocência, mostrando seu grande coração.
Explicação e final de Milagre na Cela 7
Na cela, Memo passa a se relacionar com seus colegas de prisão, principalmente com Askorozlu (Ilker Aksum), um mafioso que começa a confiar no protagonista depois de impedir que ele mate alguém. Como retribuição, Askorozlu consegue exercer sua influência fora da prisão para trazer Ova, sua filha, para visitá-lo. A partir desse momento, Memo se torna aliado dos presos e todos começam a acreditar que ele é inocente de verdade.
Quando Ova vai visitá-lo, passa pelos presos e pergunta qual é a “doença” de cada um, mas, na verdade, a pergunta era sobre o que os levou até o confinamento. O que mais lhe chamou atenção foi Yusuf (Mesut Akusta), um indivíduo que vive perturbado pelo misterioso crime que cometeu no passado. Quando conversa com Ova, dá a entender que matou a própria filha, fazendo com que o prisioneiro Hafiz, que serve como mentor espiritual do grupo, conversasse com Yusuf depois.
Nesse momento, Hafiz fala: “Se machucou sua própria filha, precisa ajudar outras crianças”. Esse diálogo é essencial para entender os desfechos do filme. Fazendo de tudo para escapar da pena de morte, os prisioneiros entram em ação para ajudar Memo, porém, quem lhe ajuda mesmo é o Diretor Nail (Sarp Akkaya) e o guarda da prisão Faruk (Deniz Celiloglu), pois eles organizam uma confusão e fazem com que o enforcamento seja adiado.
Contudo, o caminho até a forca é inevitável. Porém, Memo é surpreendido quando é trocado no corredor por Yusuf, que é executado em seu lugar. O prisioneiro se oferece em seu lugar em busca por uma redenção em sua vida, já que não encontrava o perdão por ter matado a própria filha. Depois do enforcamento de Yusuf, Nail leva Memo até Ova e a entrega a única lembrança que o prisioneiro deixou para trás, uma cigarreira: “O homem que lhe enviou isso também te enviou seu pai”, diz o diretor para a criança.
Memo escapa da prisão com Ova e eles são colocados em um navio para fora do país. Na prisão, a morte de Memo é registrada, e Yusuf, desaparecido, é considerado fugitivo. Ao final, aparece Ova crescida e prestes a casar, segurando a cigarreira que foi lhe dada pelo homem que salvou seu pai.