Meu Nome é Chihiro é o mais novo filme no catálogo da Netflix, que estreou na última quinta-feira (23). O longa, escrito e dirigido por Rikiya Imaizumi, tem causado uma impressão positiva na crítica especializada, com grandes elogios em plataformas como IMDb e Rotten Tomatoes.
A história faz uma equilibrada mescla entre o drama e a comédia, apesar de abordar uma temática bastante complexa. Porém, seu título tem causado bastante confusão nos usuários da plataforma. Qual seria a ligação entre o filme de Imaizumi com o clássico A Viagem de Chihiro, de 2001?
A resposta é simples: nenhuma. A inspiração para Meu Nome é Chihiro veio de um mangá de mesmo nome. Chihiro-san, no original, é um mangá de Hiroyuki Yasuda publicado de 2013 a 2018 na revista Elegance Eve (editora Akita Shoten).
Desta forma, a única semelhança entre os filmes é o fato de terem sido produzidos no Japão, e terem uma protagonista chamada Chihiro. O nome “Chihiro” é relativamente popular no Japão. Normalmente dado a garotas, o nome significa “mil perguntas”.
Outra semelhança é que ambos os filmes estão disponíveis através da Netflix. Saiba mais sobre os filmes:
A Viagem de Chihiro (2001)
Na trama, Chihiro e seus pais estão se mudando para uma cidade diferente. A caminho da nova casa, o pai decide pegar um atalho. Após seus pais acabarem enfeitiçados em uma emboscada, Chihiro chega a um mundo mágico dominado por uma bruxa para salvar seus pais.
O filme é um clássico da animação, se tornando um verdadeiro fenômeno da crítica especializada. Até hoje, ele é o único filme de animação 2D e língua não-inglesa a levar o Oscar de Melhor Filme Animado. Vale lembrar que permaneceu por 19 anos como o filme mais bem sucedido da história do Japão.
Ele também é considerado (por muitos especialistas) uma das melhores animações de todos os tempos, e a melhor de Hayao Miyazaki. Assista ao trailer:
Meu Nome é Chihiro (2023)
Em Meu Nome é Chihiro, conhecemos a protagonista Chihiro, uma ex-profissional do sexo que começa a trabalhar em uma pequena venda de comida. Com seu carisma e simpatia, a moça alegra a todos que passam pelo seu caminho.
Sem esconder seu passado, a moça encanta todos os diversos fregueses de um pequeno restaurante, confortando-os em conversas sinceras sobre seus problemas, uma vez que quanto mais os conhece, mais enxerga como eles foram marcados pela vida.
Apesar da história da protagonista, a atriz Kasumi Arimura dá um show, criando uma personagem carismática que com certeza será abraçada pelo público. Assista ao trailer: