Lançada em 2013, a animação “Meu Malvado Favorito 2” chegou aos cinemas e foi um sucesso de bilheteria, arrecadando cerca de US$ 970 milhões mundialmente.
No segundo filme, acompanhamos Gru com uma nova vida e se dedicando totalmente às filhas Agnes, Edith e Margo, deixando de lado seus tempos de vilão. Ele só não contava que seu passado de “ladrão da Lua” pudesse falar mais alto. A AVL (Liga Anti-Vilões) o chama para uma missão de ir atrás de um criminoso, com a companhia da adorável agente Lucy.
Juntos, eles precisam localizar o criminoso que roubou a fórmula PX41, e Gru desconfia de um antigo conhecido de sua época de vilão, chamado El Macho. Mas, além desse problema, o seu parceiro, Dr. Nefário, resolve abandoná-lo, e Margo está vivendo seu primeiro amor.
Explicação e final do filme
Durante a missão, o governo acredita que pegou o verdadeiro ladrão e dispensou os serviços de Lucy, deixando Gru sozinho. Ele não acredita que o governo tenha prendido a pessoa certa e segue desconfiando que El Macho está envolvido. E realmente estava, pois Gru descobre que ele está disfarçado de pai dedicado do filho que estava tentando conquistar a sua filha mais velha.
O objetivo de El Macho é usar a fórmula roubada nos Minions e transformá-los em feras devoradoras para se espalharem pela Terra, que ele pretende dominar. Nesse meio tempo, Lucy descobre que está apaixonada por Gru e resolve voltar, mas acaba sendo sequestrada por El Nacho.
Enquanto isso, Gru encontra o Dr. Nefário e descobre que ele tinha ajudado El Macho, mas, depois que descobriu seus planos, optou por ficar do lado do bem. Unidos, Gru espera derrotar o vilão antes que ele sequestre os Minions e ainda possa salvar Lucy da morte.
No final, Gru consegue recuperar a fórmula, salva Lucy e eles engatam um relacionamento. Os pombinhos se casam e Agnes, a filha que mais tinha se afeiçoado com a agente, declama um poema, emocionada sobre sua nova mãe.