Um longa envolvendo um cachorro e seu dono é sempre algo emocionante, e com “Meu Amigo Enzo” não é diferente. Protagonizado por Milo Ventimiglia, como Denny Swift e Enzo, na narração em inglês comandada por Kevin Costner, o filme traz a história de um cachorro muito inteligente, que ao observar seu dono, começa a filosofar sobre como são as ações humanas. A trama está disponível na Star+.
Após adotar Enzo, ainda filhote, o piloto de corrida Denny decide levá-lo em algumas corridas e o cãozinho pega gosto pela adrenalina e passa a prestar atenção nas corridas, tanto ao vivo, como pela televisão. Entretanto, quando seu dono se apaixona por Eve, interpretada por Amanda Seyfried, a rotina dos dois muda e isso gera alguns conflitos no relacionamento.
Inspirado em Ayrton Senna?
O filme é uma adaptação literária do best-seller “A Arte de Correr na Chuva”, escrito por Garth Stein, lançado em 2008. Apesar da história não ser baseada em fatos reais, o piloto teve uma inspiração em um profissional de verdade. O autor é muito fã do Ayrton Senna, que decidiu mesclar a vida de um piloto de corrida com as emoções de uma narrativa junto com seu cachorro.
O título original também é uma homenagem ao ex-piloto brasileiro, um dos maiores da Fórmula 1, que foi mestre em correr debaixo da chuva, sendo uma das suas principais habilidades. Mas, além disso, a história também conta em paralelo assuntos como maus tratos de animais e conflitos com a família, que exige uma situação estável.
Críticas e comparações
O longa-metragem foi lançado em 2019, e depois de “Marley e Eu”, em 2008, alguns filmes acabam sendo comparados com o super sucesso do cãozinho Labrador. Nesta questão, há alguns críticos que afirmaram, por ser uma premissa parecida, que alguns pontos deixaram de serem aprofundados, ficando vagos, comparados ao filme do Marley. Outro ponto negativo, foi a escolha de Kevin Costner como dublador de Enzo, que por ter uma voz mais rouca, não combinava com o personagem ainda filhote.