Lançado em 2018, o filme “Mentes Sombrias” chegou aos cinemas, trazendo uma ficção científica, baseada na obra literária de mesmo nome da autora Alexandra Bracken.
Na trama, acompanhamos um mundo após um vírus dizimar a população, matando principalmente crianças e adolescentes. Os sobreviventes, adquiriram poderes psíquicos incontroláveis, fazendo com que o governo agisse contra eles, tirando-os de suas famílias e colocando-os em campos de custódia. Nesse local, eles eram codificados por cores (de verde a vermelho, azul, amarelo e laranja) com base em seus poderes e no perigo que representam para a sociedade. A cor mais “quente” significa que seus poderes são os mais fortes.
Entre esses jovens, está Ruby, que recebeu a cor laranja como uma das mais perigosas. Porém, ela sabe que seus poderes estão acima de outras pessoas e ela precisa fugir, pois está correndo risco de vida. Mas, ela não estará sozinha e fará parte de um grupo, que também quer se rebelar contra o sistema.
Explicação e final de Mentes Sombrias
Quando Ruby recebe a categoria laranja da Liga (organização governamental), ela está ciente que está correndo risco de vida. Com isso, planeja fugir com outras crianças que também não se sentem seguras no campo. Eles saem em busca de um cara conhecido como Fugitivo, que vive num local que acolhe crianças como eles.
Chegando lá, descobre que ele é filho do presidente cujo anúncio na rádio afirmava que ele havia sido curado, porém a verdade é que ele foi descartado, pois nunca encontraram a cura por ser da categoria laranja. Por conta disso, foi obrigado a viver exilado, mas sem desistir dos outros.
Nesse meio tempo, Ruby se aproxima ainda mais do filho do presidente para controlar seus poderes e ele descobre que ela conseguiu se apagar da memória de seus pais. Isso chama a atenção dele e ele tenta violentar a garota. Ela foge e conta ao namorado, que fica furioso.
Em seguida, os militares descobrem seus paradeiros e invadem o acampamento, com o objetivo de raptar as crianças de volta. A verdade vem à tona, e o filho do presidente sempre esteve envolvido em tudo e só estava se fazendo de bonzinho. Na esperança de escaparem, eles conseguem porém acabam se machucando.
Ruby leva um deles para o hospital e decide acionar a Liga para salvá-lo. Ela faz um acordo com um dos chefes da organização e aceita ajudá-lo, mas com a condição de libertar os outros presos. Ao final, ela reencontra seu amado e lhe dá um beijo, apagando sua memória de tudo que viveram para poder ajudar todo mundo. Ruby se torna aliada da Liga, contra o exército de soldados liderados pelo filho do presidente, no qual iniciam uma guerra.