Lançado em 2003, o filme “Memories of Murder” é uma produção sul-coreana que, apesar do tempo, segue sendo um dos melhores filmes do país, no qual recebeu uma boa recepção com o público e com a crítica especializada. Estrelado por Song Kang-ho e Kim Sang-kyung, a produção é um suspense policial onde acompanhamos os personagens Park Doo-man e Seo Tae-yoon.
Na trama, a dupla de detetives precisam liderar uma investigação após uma série de estupros e assassinatos terem ocorrido em Hwaseong no final dos anos 1980. Na época, a Coreia do Sul vivia uma ditadura militar e as autoridades decidem investigar um caso de uma moça que foi encontrada morta. Dois meses depois, outro corpo com as mesmas características aparece e os detetives Park Doo-man e Seo Tae-yoon são chamados para resolver o caso, visando capturar um possível serial killer.
O filme não está disponível na Netflix e infelizmente em nenhuma outra plataforma de streaming no Brasil.
Mais informações de Memories of Murder
O suspense contou com a direção de Bong Joon-ho, que também foi responsável pelo roteiro ao lado de Shim Sung-bo. Como base, eles tiveram a peça “Come to See Me”, de Kim Kwang-rim, lançada em 1996. Quando o filme estreou nos cinemas, fez um grande sucesso e foi aclamado pela crítica.
No Rotten Tomatoes, seu índice de aprovação é de 95%, com base em 80 avaliações. No consenso geral do site, foi dito que: “Memories of Murder mistura o gênero policial familiar com sátira social e comédia, capturando o desespero humano demais de seus personagens principais.”
Em 2003, as produções sul-coreanas não eram tão populares como é atualmente, porém, o filme conseguiu romper essa barreira cultural e foi avaliado por diversos portais em todo o mundo. Inclusive, Manohla Dargis do The New York Times fez uma análise do longa-metragem e disse: “Memories of Murder é um thriller tão tenso e eficaz que é uma pena que você tenha que ler as legendas para avaliar o quão bom é um filme. Se você não fala coreano, é claro. […] O filme em questão funciona melhor do que a maioria dos thrillers de Hollywood e até mesmo aqueles procedimentos de Law & Order .”