Melhores filmes em preto e branco: 6 dicas incríveis

Para a maioria das pessoas, filmes em preto e branco é sinônimo de uma produção “velha”, provavelmente lá da época do cinema mudo. Mas não necessariamente. O preto e branco pode ser uma escolha criativa dos cineastas, essencial para contar a história da forma como eles idealizaram. Confira seis filmes incríveis em preto e branco (por escolha!) para você apreciar a técnica:

1. “Touro Indomável” (1980)

“Robert De Niro ganhou o Oscar de Melhor Ator nesta aclamada obra-prima no papel de Jake LaMotta, o controverso pugilista dos anos 1940 cuja brutalidade ia muito além do ringue” (sinopse do Prime Video).

Onde assistir: Prime Video e Globoplay (no plano com o Telecine).

2. “A Lista de Schindler” (1993)

Nas palavras do próprio Steven Spielberg, o “melhor filme que ele já fez“, “A Lista de Schindler” conta a história real do empresário Oskar Schindler, que salvou a vida de centenas de judeus durante a Segunda Guerra Mundial. “O Holocausto era vida sem luz. Para mim, o símbolo da vida é cor. É por isso que um filme sobre o Holocausto tinha que ser em preto e branco”, explicou o diretor sobre a escolha de gravar em preto e branco.

O filme ainda inclui um toque de cor com uma garotinha de casaco vermelho que se torna um símbolo do extermínio que aconteceu nos guetos antes mesmo dos campos de concentração.

Onde assistir: Neflix, Max e Globoplay (no plano com o Telecine).

3. “Ed Wood” (1994)

Ed Wood tinha o sonho de realizar filmes, mas não tinha o orçamento, nem o talento para isso, produzindo alguns dos “melhores piores filmes” da história. Tim Burton (“Os Fantasmas se Divertem”) homenageou o diretor com essa cinebiografia que mistura drama e comédia. A escolha do preto e branco é para refletir os filmes do próprio Wood – que fazia eles assim por falta de dinheiro.

Onde assistir: Star+.

4. “Sin City – A Cidade do Pecado” (2005)

“Nesta série de contos entrelaçados, um universo de heróis improváveis e relutantes tentam fazer o certo em uma cidade que não dá a mínima para eles” (sinopse do Prime Video).

O visual do filme remete aos quadrinhos neo-noir de Frank Miller em que ele se inspirou, com um preto e branco bem estilizado com um contraste nas alturas, além de alguns toques de cor – principalmente no sangue.

Onde assistir: aluguel online no Prime Video, Apple TV ou Google Play.

5. “Roma” (2018)

“Vencedor do Oscar, o diretor Alfonso Cuarón faz um retrato comovente da vida familiar no México durante os turbulentos anos 70” (sinopse da Netflix).

O diretor, que venceu seu segundo Oscar pelo filme, explicou em entrevista que usou técnicas modernas no visual preto e branco do longa e que queria fazer “um filme moderno que olha para o passado”.

Onde assistir: Netflix.

6. “O Farol” (2019)

“O diretor da Bruxa, Robert Eggers, apresenta esta história hipnótica sobre dois faroleiros em uma ilha remota em 1890” (sinopse do Prime Video).

Além de ser em preto e branco, o filme usa uma razão de aspecto 1.19:1, bem mais quadrada, o que ajuda a fazer o filme parecer mais antigo, uma escolha estética consciente do diretor.

Onde assistir: aluguel online no Prime Video, Apple TV ou Google Play.

Fonte: Variety.

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.