Dos rituais sombrios à sede por poder, dos campos de batalha à mitologia nórdica, o cinema explora de diversas maneiras a história do povo viking, ainda que sob o olhar da ficção.
Se você é fã desse tipo de temática nórdica, reunimos quatro filmes que exploram essa atmosfera — seja de forma histórica, simbólica ou sobrenatural.
Os melhores filmes sobre Vikings
O Lobo Viking – Netflix
Neste terror com clima de lenda urbana, acompanhamos Thale, uma adolescente que se muda para uma nova cidade quando sua mãe assume um posto na polícia local.
Em meio à adaptação, ela presencia um assassinato brutal — a vítima parece ter sido atacada por uma criatura selvagem. Thale se torna a principal testemunha do caso, mas estranhos pesadelos começam a persegui-la.
Viking –Telecine
Inspirado por eventos históricos reais, este épico russo apresenta Vladimir, herdeiro legítimo do trono de Kievan Rus, forçado ao exílio após a morte de seu pai.
Traído pelo próprio meio-irmão, ele se alia a guerreiros vikings para retomar o poder. Com batalhas grandiosas, o filme explora temas como lealdade, fé e o peso da linhagem.
O Homem do Norte – Telecine
Neste encontro entre Shakespeare e lendas nórdicas, este épico filme traz Amleth, um príncipe que fica foragido ainda criança após testemunhar a morte do pai pelas mãos do tio.
Já adulto e um guerreiro feroz, uma vidente o relembra da sua promessa de vingar o pai e salvar sua mãe.
O Guerreiro Silencioso – Looke (via Prime Video)
O filme acompanha um guerreiro mudo conhecido como One Eye. Mantido em cativeiro durante anos, ele escapa com a ajuda de um garoto e inicia uma jornada sangrenta que mistura elementos de espiritualidade, redenção e identidade.
Ambientado no ano 1000 d.C., o longa é sombrio e contemplativo e apela para o lado mais introspectivo e ritualístico da cultura viking.