Melhor Atriz: quem tem mais chances de ganhar o Oscar 2024?

Depois de várias premiações-termômetro – Globo de Ouro, Bafta, Critics Choice, etc -, algumas categorias do Oscar 2024 já parecem óbvias. Temos 99% de certeza que “Oppenheimer” vai vencer Melhor Filme e que Christopher Nolan vai vencer Melhor Direção, por exemplo. Mas a categoria de Melhor Atriz ainda é uma incógnita, com duas concorrentes “pau a pau” na corrida pelo prêmio.

As preferidas são Lily Gladstone, por “Assassinos da Lua das Flores”, e Emma Stone, por “Pobres Criaturas”. No geral, Stone teve a performance mais falada, já que sua personagem é o centro do filme, enquanto a de Gladstone é um dos vários elementos importantes da produção.

Quais as chances de cada uma?

Em um dos primeiros prêmios da temporada, o Globo de Ouro, cada uma levou um prêmio. Emma Stone venceu como Melhor Atriz em Filme de Comédia/Musical e Lily Gladstone, como Melhor Atriz em Filme de Drama.

Porém, nos eventos seguintes, Stone dominou, vencendo o Critics Choice Awards e o Bafta, entre outros prêmios menores. A vitória dela no Oscar já parecia uma aposta certa… até o SAG Awards no último sábado (24), em que Lily Gladstone venceu como Melhor Atriz. O SAG é a premiação do Sindicato de Atores, e costuma ser o melhor termômetro para as categorias de atuação.

No Oscar do ano passado, por exemplo, Michelle Yeoh (“Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo”) perdeu o Bafta e o Critics para Cate Blanchett (“Tár”), mas venceu o SAG E o Oscar de Melhor Atriz.

Com esse histórico das premiações anteriores, os sites de apostas se dividem entre as duas, que constantemente trocam de lugar entre si.

Um aspecto que pode “atrapalhar” Stone é que ela já venceu um Oscar de Melhor Atriz em 2017 por “La La Land: Cantando Estações” (2016) e a premiação costuma preferir entregar o troféu para quem nunca venceu. A vitória de Gladstone também seria muito interessante pelo lado político, já que seria a primeira atriz nativa-americana a vencer um Oscar.

No final das contas, continuamos divididos, mas é certeza que o Oscar vai para Emma Stone ou Lily Gladstone. Existe uma chance mínima – bem pequena mesmo – de Carey Mulligan (“Maestro”) sair como “o azarão” da noite, mas não é a nossa aposta.

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.