Megan Is Missing é um filme considerado um mockumentary, um documentário falso, de terror psicológico. O longa foi escrito, dirigido, editado e co-produzido por Michael Goi. Lançado em 2011, o longa atingiu uma grande repercussão em 2020 devido a plataforma Tik Tok.
O filme é graficamente pesado, expondo explicitamente cenas de violência e abuso, o que levou à sua proibição na Nova Zelândia. Além disso, o longa foi rodado em 2006, mas não encontrou distribuição até que a Anchor Bay Films o lançou em DVD em 2011.
Embora Goi tenha se inspirado em casos reais de rapto de jovens, uma ocorrência infeliz que acontece com frequência em nosso mundo, não é totalmente baseado em nenhum caso em particular.
Segundo ele, seu motivo para destacar a violência no filme foi para incomodar as pessoas, principalmente para que o espectador entendesse os riscos modernos a que as crianças estão expostas online. Ele escreveu o roteiro em 10 dias e rodou o filme em uma semana.
O filme expõe a história sobre duas adolescentes que se deparam com um dos grandes perigos do uso da internet. Uma delas desaparece após conhecer uma pessoa com quem conversa na internet.
Duras críticas à obra
Apesar da repercussão em 2020, o filme foi duramente criticado pela crítica desde seu lançamento. Os críticos de cinema reclamaram que o filme de terror é extremamente gráfico, violento e supersexualiza meninas adolescentes. Alguns até alegaram que é desnecessariamente explorador em geral.
A atuação, roteiro, cinematografia, direção e escolhas de fontes foram criticadas, bem como numerosos erros de produção; por exemplo, o microfone boom pode ser visto em várias fotos e o diretor Michael Goi pode ser ouvido dizendo “Ação!” durante uma cena.
Ainda assim, o filme conseguiu conquistar algumas críticas positivas, como por exemplo a de Jamie Dexter, que comparou o filme à franquia Atividade Paranormal e A Bruxa de Blair (1999) e elogiou o enredo, dizendo que levou dias para se livrar da sensação horrível que este filme deixou.
O longa está disponível apenas para aluguel ou compra online através do Google Play e Amazon Prime.