Lançado em 2015, o filme “McFarland dos EUA” estreou nos cinemas e levou para as telonas a história emocionante de um time cross country que se destacou em 1987 em uma escola secundária majoritariamente latina em McFarland, Califórnia.
Estrelado por Kevin Costner no papel do treinador Jim White, acompanhamos a jornada de técnico que durante a sua carreira precisou se mudar várias vezes. Desta vez, o destino fez com que ele trabalhasse na cidadezinha de McFarland, na Califórnia e aceitasse o desafio de treinar jovens talentos para se tornarem campeões estaduais.
Explicação e final de McFarland dos EUA
Depois de organizar a equipe, eles conseguem se classificar para o Torneio Estadual e White os leva para a praia para comemorar. Nesse meio tempo, o treinador também faz as pazes com Julie dando a ela uma quinceañera com a ajuda da comunidade, embora dê errado quando Julie é levada para um “desfile” pela cidade e o grupo é atacado por punks de rua.
Após isso, White acredita que sua família está correndo perigo e decide fazer uma entrevista para uma posição de tempo integral em Palo Alto que lhe foi oferecida anteriormente, deixando Julie e Thomas chateados. Cheryl também implora para que ele continue treinando os meninos, lembrando-o do quanto a comunidade os acolheu.
No final, mostra que a equipe consegue atingir os objetivos e derrotam as outras escolas mais favorecidas e chega em primeiro. Após a corrida, Jim recusa a posição de Palo Alto e abraça sua família e o time. Nas cenas finais, mostram como o time se tornou um grande vencedor e ganhou nove títulos estaduais ao longo de 14 anos.