Em 2022, Matthew Perry lançou a autobriografia Friends, Lovers, and the Big Terrible Thing (Amigos, Amores e Aquela Coisa Terrível, no título em português), em que detalha sua experiência vivendo Chandler Bing em Friends e sua jornada com a dependência química.
Em um dos trechos, o ator refletiu sobre a morte precoce de muitos talentos em Hollywood. Como exemplo, Perry utilizou o caso de River Phoenix, vítima de overdose enquanto estava em uma festa no The Viper Room.
Porém, o desabafo do ator de Friends mais pareceu um ataque bastante direcionado para Keanu Reeves, astro de John Wick e Matrix. Confira abaixo o trecho.
“River era um homem bonito, por dentro e por fora — lindo demais para este mundo. Parece que sempre são os caras realmente talentosos que caem. Por que os pensadores originais como River Phoenix e Heath Ledger morrem, mas Keanu Reeves ainda caminha entre nós? River era um ator melhor do que eu; eu era mais engraçado”
A citação foi amplamente debatida desde seu lançamento em novembro de 2022 e Matthew Perry pediu desculpas publicamente para Keanu Reeves. “Foi uma coisa cruel a ser fazer. Eu mencionei o nome dele porque nós vivemos na mesma rua. Eu já pedi desculpas para ele publicamente. Quaisquer futuras versões do livro não terão o nome dele nela”, disse o ator ao Los Angeles Times.
Matthew Perry surtou com morte de Chris Farley na década de 90
No mesmo capítulo, Matthew Perry citou o nome de Keanu Reeves mais uma vez. Ao detalhar sua reação ao saber da morte do ator e comediante Chris Farley, o autor relembra que socou a parede do camarim de Jennifer Aniston, sua companheiro de elenco, assim que recebeu a notícia.
“E Keanu Reeves caminha entre nós”, repetiu Perry na sua autobiografia. Após conquistar um sucesso meteórico no final da década de 80, Chris Farley sofreu com problemas de vício em álcool e drogas. O ator sofreu uma overdose em seu apartamento aos 33 anos de idade, em 1997.