Apesar do sucesso que fez no papel de Jake Sully, Sam Worthington não era a primeira opção de James Cameron para protagonizar seu épico de ficção científica Avatar, em 2009. A grande aposta do diretor estava nas mãos do astro Matt Damon, que precisou recusar o papel.
Segundo o ator, ele precisou recusar o papel devido a um conflito de agendas. Isso porque, na época, o ator estava dedicado a uma de suas franquias mais famosas, O Ultimato Bourne, no papel de Jason Bourne, e isso impactaria a produção do filme.
“Eu tinha um contrato. Eu estava no meio das filmagens de Bourne e sabia que iam precisar de mim [em Avatar], mas eu precisava entregar tudo até o fim e não podia deixar o filme mais cedo, não queria fazer isso”, revelou o ator.
Damon explicou que tinha muita vontade de trabalhar ao lado de James Cameron, principalmente por conta da frequência do diretor. No entanto, ele ressaltou que não queria prejudicar a equipe por trás de Bourne.
“Eu queria desesperadamente trabalhar com o Cameron. Porque ele faz poucos filmes. Eu não poderia deixar os meus colegas [de produção em Bourne] na mão. Vocês me entendem?”, esclareceu.
O ator comentou a situação durante uma entrevista à CNN em meio à divulgação de Oppenheimer, do diretor Christopher Nolan. Caso Damon, que já era famoso na época, tivesse topado a proposta de Cameron, o ator receberia 10% da bilheteria final da obra, que arrecadou US$ 2,9 bilhões, tornando-se o maior sucesso da história do cinema e garantindo a Damon um pagamento de US$ 290 milhões.
“Tenho certeza que nunca nenhum ator dispensou tanto dinheiro”, disse Damon em meio a risos durante a entrevista.
Oppenheimer impediu pausa de Matt Damon
Após integrar o elenco do filme AIR: A História por Trás do Logo, dirigido por seu amigo Ben Affleck, e O Último Duelo, Matt Damon havia prometido à esposa, Luciana Barroso, uma pausa na carreira. Porém, havia apenas uma exceção: o astro estava disposto a prorrogar caso Christopher Nolan o convidasse para um projeto.
E foi justamente o que aconteceu em Oppenheimer. O astro contracena com nomes como Cillian Murphy, Robert Downey Jr., Emily Blunt e interpreta Leslie Groves, o diretor do projeto Manhattan, que acompanha o físico teórico J. Robert Oppenheimer em seu trabalho.
O novo filme de Christopher Nolan é baseado na biografia American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer, e conta a trágica história do físico teórico que ficou conhecido como “o pai da bomba atômica”. O longa chegou aos cinemas no dia 20 de julho. Assista ao trailer: