Em dezembro de 2021, chegou aos cinemas Matrix: Resurrections, longa que contou com o retorno de Keanu Reeve e Carrie-Anne Moss aos papéis de Neo e Trinity em uma história inédita da franquia. Seguindo os eventos de Revolutions, lançado em 2003, o quarto filme não fez o sucesso desejado, mas muito se falou de um quinto capítulo.
Durante a première de Matrix: Resurrections, a diretora Lana Wachowski revelou o que a convenceu a participar do projeto novamente após 18 anos. Em meio à conversa, ela explicou que trazer Neo e Trinity de volta foi uma maneira de lidar com a perda de seus pais. Lana, inclusive, embarcou pela primeira vez na franquia sem sua irmã, Lilly, que optou por ficar de fora.
Além disso, o assunto futuro surgiu e a cineasta foi perguntada se Resurrections seria o início de uma nova trilogia. Lana apenas riu e, ao ver a questão mantida no ar, deixou claro que não há nenhum plano.
Em outra entrevista, David Mitchell e Aleksandar Hemon, responsáveis por escrever o filme junto a Lana, também revelaram que Matrix 5 não deve acontecer. Segundo Hemon, o assunto nem foi discutido entre eles, reafirmando que não há nenhum roteiro ou até mesmo ideia pairando em meio à Warner Bros. sobre um novo filme.
Saiba mais sobre Matrix: Resurrections
Enquanto Revolutions encerrou uma trilogia em 2003, Matrix: Resurrections é uma espécie de capítulo extra na franquia. A obra mostra novamente Neo, que agora vive uma vida ordinária como um desenvolvedor de jogos dentro de uma reformulada Matrix.
No entanto, um grupo de rebeldes, com a ajuda de uma versão programa de Morpheus, liberta o protagonista e busca sua ajuda em um combate contra novos inimigos que mantém Trinity presa. Além da dupla original retornar, novas adições foram feitas ao elenco. Matrix: Resurrections conta com Yahya Abdul-Mateen II, Jessica Henwick, Jonathan Groff, Neil Patrick Harris, Priyanka Chopra Jonas, Christina Ricci e Jada Pinkett Smith. Confira o trailer do longa.