Um novo relatório foi divulgado pela Marvel Studios, informando uma diminuição e cortes de produção nos anos seguintes, em 2023 e 2024. De acordo com Alex Perez, do The Cosmic Circus, site especializado em filmes de quadrinhos, a produtora irá desempenhar mais qualidade, do que quantidade, em suas futuras produções.
“Embora a mudança da lista signifique ter que esperar mais tempo para que projetos futuros sejam lançados, é, em última análise, por uma questão de manter a qualidade > quantidade. Eu só vou dizer isso. Não espere que a programação de 2022 de pelo menos 1 projeto Marvel a cada mês permaneça verdadeira para 2023/2024”, afirmou Alex Perez.
Durante a Fase 4 do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), foram lançados 9 títulos em 2021 e mais 8 em 2022, uma quantidade elevada, que agradou alguns, mas também levantou críticas sobre as recentes produções. Com projetos já definidos até 2026, tudo indica que a Fase 5 e 6 trarão mais novidades do Multiverso.
Relatório da Disney
Com a mudança de CEO da empresa, Bob Iger assumiu o lugar executivo e informou que a Disney irá reduzir cerca de 20% dos lançamentos de seus estúdios em 2023, comparado com 2022. Além disso, Bob Iger também afirmou que a produtora não irá fazer novas aquisições, como exemplo de trazer estúdios da Lucasfilm, Pixar, 21 st Century Fox e a própria Marvel, visando cortar custos e produzir com mais qualidade.
Projetos previstos e número de produções
Vale ressaltar que o número de produções tiveram um impulso devido a Fase 4 ter dado início a junção da Marvel com a Disney+, que uniu as séries com os filmes, criando narrativas além dos cinemas. Com isso, poderão sofrer atrasos séries, ao invés dos filmes, que já possuem datas previstas de estreia, dando prioridade para os longas.
De acordo com a lista do MCU, estão previstos para 2023 três filmes e seis séries, entre elas novas temporadas de “Loki” e “What If…?”. Já para 2024, serão quatro filmes e quatro séries, sem contar as produções feitas pela Sony Pictures.