Marvel pode sofrer processo por violação aos direitos do consumidor
Quem já acompanha a Marvel há um tempo, sabe que é bem comum eles usarem cenas deletadas dos filmes em seus trailers ou até modificarem elementos. No trailer de Guerra Infinita (2018), por exemplo, uma cena mostra o Hulk na luta em Wakanda, mas, na verdade, quem participa é o Bruce Banner usando a Hulkbuster, uma armadura.
No trailer de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021), os fãs perceberam que alguns personagens em cena teriam sido deletados digitalmente, o que fez um dos vilões receber um soco do ar. Os fãs fizeram questão de zoar o estúdio pela falta de atenção, que praticamente confirmou uma das maiores surpresas do longa.
A ideia ao fazer isso é esconder elementos importantes do filme, mas ainda empolgar os fãs. Outro ponto é que, muitas vezes, trailers são editados antes do longa ter um corte final e podem acabar usando cenas que foram deletadas. Mas agora é provável que a Marvel pare de fazer isso, já que ela pode ser processada por violação dos direitos do consumidor.
Fãs de Ana de Armas processaram a Universal
Os fãs da atriz Ana de Armas (Entre Facas e Segredos) processaram a Universal por ter uma cena da atriz no trailer de Yesterday (2019), ainda que a atriz tenha ficado de fora do corte final do longa. E eles venceram o processo, decidido pelo Juiz Distrital Stephen Wilson.
Confira a cena deletada com Ana de Armas:
A Universal Pictures defendeu que os filmes são “trabalhos artísticos e expressivos” e que não podem ser lidos como discursos comerciais, mas o juiz contra-argumentou que os trailers são feitos para vender o filme, então podem sim ser vistos como produtos comerciais.
Mas a decisão não deve se aplicar a qualquer ceninha de um segundo cortada, já que é preciso que o trailer tenha enganado uma “porção significativa” de “consumidores razoáveis”.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.