Martin Scorsese pede ajuda para salvar o cinema dos filmes de história em quadrinhos
Martin Scorsese é um dos diretores de cinema mais reconhecidos e grandiosos do meio artístico, sendo um cineasta premiado em diversas cerimônias e eventos de importância para a história do cinema. Um deles é o Oscar, no qual o diretor já teve algumas indicações em sua carreira, além de ter sido vencedor dirigindo o filme “Os Infiltrados” (2006).
O diretor já havia entrado em uma polêmica em 2019 ao falar sobre os filmes baseados em histórias em quadrinhos, alfinetando a Marvel Studios, os quais pareciam “parques temáticos” e não tinham a ver com experiências cinematográficas.
Em artigo publicado pela revista GQ na última segunda-feira (25/09), Scorsese entrou novamente na polêmica sobre os filmes do gênero de super-heróis e relatou o seguinte:
“O perigo é o que isso está fazendo com a nossa cultura. Porque haverá gerações que pensarão que os filmes são apenas isso – é isso que os filmes são. Eles já pensam assim. Isso significa que temos que reagir com mais força. E isso tem que vir do nível popular. Tem de vir dos próprios cineastas. E você terá, você sabe, os irmãos Safdie, e você terá Chris Nolan, entende o que quero dizer? E atingi-los de todos os lados. Ataquem-nos de todos os lados e não desistam. Vamos ver o que você tem. Vá lá e faça isso. Vá se reinventar. Não se queixem disso. Mas é verdade, porque temos que salvar o cinema. Acho que o conteúdo fabricado não é realmente cinema. Não, não quero dizer isso. Mas o que quero dizer é que se trata de conteúdo fabricado. É quase como se a IA estivesse fazendo um filme”, afirmou o cineasta.
Essa opinião de Martin Scorsese vem gerando discussões nas redes sociais desde a publicação da Revista GQ e deve ter chegado aos cineastas mais renomados do mercado cinematográfico.
Reações nas redes sociais sobre a opinião de Scorsese
Com a polêmica sobre os filmes baseados nas histórias em quadrinhos e super-heróis mais uma vez pela opinião de Martin Scorsese, muitas pessoas reagiram nas redes sociais sobre o que foi dito pelo cineasta. Confira algumas reações: