O ator Mark Hamill, conhecido por ser um dos principais protagonistas da franquia Star Wars, como Luke Skywalker, também dá vida a outro personagem icônico do cinema. Mark foi responsável por dublar o Coringa, no qual começou a interpretar o personagem em 1992, no “Batman: The Animated Series” ( Batman: A Série Animada). Durante uma entrevista, o ator revelou que não irá mais participar das produções da DC.
A notícia deixou os fãs tristes, pois Mark dublou a animação do Coringa por três décadas e em outros diversos produtos, como séries derivadas, videogames e filmes. O ator afirmou que após a morte do dublador de Batman, Kevin Conroy, não faz mais sentido ele continuar trabalhando com o personagem, seu seu amigo junto.
“Eles ligavam e diziam: ‘Eles querem que você faça o Coringa’, e minha única pergunta era: ‘Kevin é o Batman?’ Se eles dissessem que sim, eu diria: ‘Estou dentro’. Nós éramos como parceiros. Sem Kevin lá, não parece haver um Batman para mim”, completou Mark.
Criador da voz identidade do Batman
O seriado em formato de desenho é uma das produções da DC Studios mais aclamadas pela crítica, no qual recebeu quatro Emmy. A série também é considerada uma das adaptações mais fiéis dos quadrinhos do Cavaleiro das Trevas do Homem-Morcego, apresentando ao público com a voz de Kevin Conroy. O dublador faleceu em novembro de 2022, aos 66 anos, vítima de um câncer no intestino.
Kevin foi fundamental parar criar a voz grave do Batman, criando a marca registrada do personagem, também incluída na versão das dublagens brasileiras. Por mais de 30 anos, dublou Bruce Wayne em mais de 60 produções, incluindo as franquias “Batman: Arkham” e dos jogos “Injustice”.