A Netflix disponibilizou em sua plataforma a minissérie “Marinheiro de Guerra”, que já está no Top 10 de séries do serviço de streaming da semana. A produção é norueguesa e estrelada por Kristoffer Joner (Missão Impossível: Fallout) e Pål Sverre Hagen (A Aventura de Kon-Tiki), trazendo uma história de dois marinhos que lutam para sobreviver durante a 2ª Guerra Mundial.
Vale destacar que originalmente a trama era um filme de duas horas e meia e foi dividido em três capítulos com tempo médio de 58 minutos cada. Outro destaque do drama é ser inspirado em fatos reais, quando os marinheiros noruegueses foram enviados para guerra e forçados a se separar de suas famílias e amigos.
Em 1940, a Alemanha invade a Noruega, que estava do lado da Inglaterra. A fim de ajudar os britânicos, o país mandou navios e outros recursos, mas os navios não estavam equipados para batalhas. Ou seja, metade da frota foi destruída, deixando milhares de pessoas mortas.
O diretor e roteirista Gunnar Vikene (Vegas) trouxe essa crítica na produção, onde civis foram enviados para o mar e não receberam o crédito que mereciam pelos serviços prestados, diferente dos soldados de campo.
Mais detalhes de Marinheiro de Guerra
Na trama, além de acompanhar Alfred e Sigbjørn, também é possível ver o sofrimento de quem ficou em terra, com uma Noruega invadida por nazistas. Cozinheiro, Alfred Garnes (Joner) vê que a situação financeira está cada vez pior e decide aceitar a proposta do amigo Sigbjørn “Wally” Kvalvag (Hagen). Ele trabalha como marinheiro em um navio mercante que iria partir para Nova York.
Porém, tudo muda quando o governo norueguês envia seus navios para auxiliar no combate, alterando a rota original. Sem experiência militar, Alfred e Sigbjørn terão que se unir para conseguirem sobreviver em um conflito em alto mar.