Conhecida como “A Mãe da Vingança”, Marianne Bachmeier foi uma das protagonistas de um dos casos de justiça com as próprias mãos mais chocantes da Alemanha no dia 6 de março de 1981, quando vingou sua filha na frente do Tribunal Distrital de Lübeck.
Klaus Grabowski, um açougueiro de 35 anos, foi acusado de assassinar Anna, a terceira filha de Marianne, de apenas 7 anos de idade, no início de 1981. A atitude da mulher foi muito além da defesa maternal, pois Anna foi a única filha que restou ao seu lado, pois suas outras filhas foram entregues para adoção.
Durante o julgamento, Marianne, que portava uma pistola semiautomática Beretta M1934, desferiu oito tiros contra Grabowski, onde seis o atingiram e o mataram em frente ao Tribunal, tornando assim Marianne a nova ré do caso.
Apesar da demora, uma vez que Grabowski só foi levado à justiça quase 1 ano após o ocorrido, a justiça havia condenado-o a uma sentença severa, levando em consideração seu histórico. Por outro lado, o homem espalhava diversas mentiras em seus depoimentos, o que afetou Marianne profundamente.
Para a polícia, ela contou que já não aguentava mais ouvir mentiras sobre sua tão amada filha e precisava agir de alguma forma. Por isso, em um ato de desespero, Marianne foi a autora do caso que chocou a Alemanha.
No fim, a mulher acabou sendo condenada a 6 anos de prisão, o que dividiu a população. Marianne cumpriu apenas 50% da pena, sendo liberada em meados de 1985. Ela lutou para reconstruir sua vida aos poucos, mas faleceu setembro de 1996, aos 46 anos, em decorrência de um câncer pancreático.
Após a chocante história ter viralizado nas redes sociais, muitos internautas foram em busca de mais informações sobre o caso. E, com isso, surgiu a dúvida: como achar mais informações sobre o caso de Bachmeier?
Existe um documentário sobre Marianna Bachmeier?
A história de Marianna Bachmeier causa grande repercussão toda vez que é ouvida, mas nunca chegou a ganhar um documentário oficial. Porém, é possível assisti-la por diferentes perspectivas de filmes baseados no acontecimento real.
Os dois primeiros filmes, lançados quase ao mesmo tempo, em 1984, são dois ótimos representantes da história da “Mãe da Vingança” nos cinemas. Anna’s Mutter, dirigido e escrito por Burkhard Dryest e Der Fall Bachmeier – Keine Zeit für Tränen de Hark Bohm, ocupam este posto.
Porém, ambos os filmes não estão disponíveis em streaming. Por mais que possam ser encontrados facilmente no YouTube, os filmes estão disponíveis apenas no idioma original e sem legendas traduzidas. Mesmo assim, servem de recomendação para os que quiserem se aventurar.
Grande parte das produções, que incluem reportagens documentais e entrevistas com a própria Marianne dificilmente podem ser encontradas traduzidas, uma vez que, apesar do choque, a história foi vendida como algo mais local. Portanto, para conhecer mais sobre o caso, é preciso ter um conhecimento na língua alemã, ou um bom tradutor.