Aos 42 anos, Maria Maya construiu uma carreira conhecida por ter interpretado diversas personagens ao longo dos anos, principalmente pela Rede Globo. Filha dos diretores Wolf Maya e Cininha de Paula, ela também é sobrinha-neta do humorista Chico Anysio. Apesar de ter participado de várias dramaturgias, Maya se distanciou da televisão e, desde 2014, vem se dedicando como diretora de teatro.
Sua carreira em telenovelas começou em 1995, quando estreou em “Cara e Coroa”, interpretando a personagem Nádia. Ao todo, a atriz participou de 19 produções pela TV Globo, sendo elas novelas e séries, interpretando diversos personagens marcantes, como a hipocondríaca Lili, em “Chocolate com Pimenta”.
Além disso, também fez parte de “Salsa e Merengue”, “Senhora do Destino”, “Cobras & Lagartos”, “Caminho das Índias”, “Aquele Beijo” e “Amor à Vida”, marcando o seu último trabalho em 2013. Em série, fez parte do elenco de “Hilda Furacão”, “Muralha”, “Toma Lá Dá Cá”, “Casos e Acasos”, entre outras.
Maria Maya conta suas experiências como diretora
Durante uma entrevista ao portal F5 da Folha de S.Paulo, Maria Maya contou como está sendo a experiência de trabalhar como diretora e os novos desafios dessa carreira: “Quando me tornei diretora, isso não apareceu”, afirmou a atriz. “Muito pelo contrário, acho que existiu até uma certa curiosidade exatamente por eu ser filha de dois grandes diretores. Qual seria o caminho que eu iria tomar? E acabou que eu fui seguindo caminhos bastante distintos dos deles.”
Na conversa, também revelou que não descarta a ideia de um dia dirigir novelas: “Quem sabe? Eu tenho vontade de pluralizar as oportunidades na minha vida”, conta. “Acredito que a gente, como artista, deve aproveitar o máximo possível de oportunidades. Me convidem, estou sempre aberta a colaborar.”