Mandopop cresce 45% em streams mensais no Spotify
O Spotify lançou recentemente o relatório de 2023, com as músicas e os artistas mais ouvidos e algumas das tendências que dominaram os ouvintes durante o último ano. Uma das tendências que cresceu em 2023 foi o Mandopop, que recebeu um média de 500 milhões de streams por mês, um aumento de quase 45% em relação ao ano passado. Será que o estilo pode seguir os passos do k-pop e se tornar uma sensação mundial em breve?
O que é Mandopop?
Mandopop é a abreviação de “Mandarin popular music”, música popular Mandarim. O Mandarim é um conjunto de dialetos chineses falados por mais de 800 milhões de pessoas no mundo, na Cingapura, Malásia, Taiwan e na China, onde é o idioma oficial. O gênero mistura estilos mais tradicionais de música chinesa com ritmos vistos como “ocidentais”, como o pop e o R&B.
O estilo se consolidou nos anos 70, com a abertura da China para o mundo. Também foi nessa década que Taiwan se estabeleceu como a maior indústria do Mandopop, algo que continua até hoje.
O maior nome do gênero atualmente é o taiwanês Jay Chou (o da foto de destaque), que já tem mais de 20 anos de carreira na música e 15 discos lançados. Ele também já atuou em filmes hollywoodianos, como “O Besouro Verde” (2011) e “Truque de Mestre” (2016). Segundo o Spotify, os outros dois artistas mais ouvidos do estilo são JJ Lin e Eason Chan.
Confira as dez músicas mais ouvidas do ano no Spotify:
- “Flowers”, de Miley Cyrus
- “Kill Bill”, de SZA
- “As It Was”, de Harry Styles
- “Seven” (feat. Latto), de Jung Kook
- “Ella Baila Sola”, de Eslabon Armado e Peso Pluma
- “Cruel Summer”, de Taylor Swift
- “Creepin”, de Metro Boomin, The Weeknd e 21 Savage
- “Calm Down”, de Selena Gomez e Rema
- “Shakira: Bzrp Music Sessions, Vol. 53”, de Bizarrap e Shakira
- “Anti-Hero”, de Taylor Swift
Fonte: Revista KoreaIN, Kontinentalist e Sua Pesquisa.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.