Madonna: as 10 músicas mais famosas da cantora
Aproveitando que Madonna vai fazer um show histórico no Brasil neste sábado (4), vamos relembrar algumas das músicas mais famosas da eterna Rainha do Pop:
1. “Holiday”
Uma das músicas do primeiro disco da cantora, lançado em 1983, “Holiday” não foi um sucesso estrondoso como as próximas músicas da artista, mas muitos brasileiros conheceram a música por causa do vídeo de uma senhorinha de Manaus (AM) dançando. O vídeo viralizou tanto que a própria Madonna postou em suas redes!
2. “Like a Virgin”
Foi em “Like a Virgin” que Madonna se tornou de vez uma estrela mundial. A música dançante e cheia de subtexto também foi a trilha de uma das apresentações mais memoráveis do VMA, com a cantora dançando sensualmente no palco com um vestido de noiva.
3. “Material Girl”
Depois de “Like a Virgin”, era um desafio lançar outro hit à altura, mas Madonna conseguiu com essa música debochada sobre ser uma “interesseira” e um clipe inspirado no clássico filme “Os Homens Preferem as Loiras” (1953).
4. “Papa Don’t Preach”
Em seu terceiro álbum de estúdio, “True Blue” (1986), apostou em um pop mais maduro, mas não se distanciou muito das polêmicas. Em “Papa Don’t Preach”, ela canta sobre uma gravidez não planejada e pede conselhos do pai.
5. “Like a Prayer”
Considerada por muitos – incluindo a redatora – como a melhor música da artista, “Like a Prayer” mistura sexualidade e religião, uma característica presente no DNA artístico de Madonna. A faixa ainda ganhou um dos clipes mais lembrados da artista por causa do seu uso polêmico de imagens e símbolos religiosos.
6. “Express Yourself”
Considerada um hino de empoderamento feminino, “Express Yourself” colocou todo mundo para dançar e ainda inspirou outro hit anos depois: “Born This Way”, de Lady Gaga.
7. “Vogue”
Madonna se inspirou na cultura gay dos “ballrooms” de Nova York – que também inspirou o “Renaissance” (2022) de Beyoncé – e ajudou a popularizar o estilo de dança “Vogue”, além de ser uma fonte de inspiração até hoje para músicas no estilo “House”, basta ouvir a recente “Yes, and?”, de Ariana Grande.
8. “Ray of Light”
Em 1998, Madonna lançou o disco “Ray of Light”, apostando bastante na música eletrônica e em várias letras mais espiritualizadas, refletindo o psicológico da cantora depois de ter sua primeira filha e se torna adapta da cabala.
9. “Hung Up”
Depois do fiasco de “American Life” (2003), parecia que a carreira de Madonna tinha acabado. Dois anos depois, ela provou que não era bem assim com esse hit inspirado na música disco.
E se você acha a música “familiar”, talvez seja por causa do sample de “Gimme! Gimme! Gimme! (A Man After Midnight)”, da banda sueca ABBA.
10. “4 Minutes” com Justin Timberlake e Timbaland
Nos anos 2000, todo artista pop importante queria trabalhar com o produtor Timbaland e Madonna não foi exceção. “4 Minutes” foi o primeiro single do disco “Hard Candy” (2008) e mais um sucesso para o currículo da cantora.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.