Phil Tippett é um especialista em efeitos visuais estadunidense. Venceu o Oscar de melhores efeitos visuais em duas ocasiões: por Star Wars: O Retorno de Jedi e Jurassic Park. Animador especializado em stop motion, designer e diretor, Tippett anunciou em 2021 seu bizarro longa metragem, Mad God.
O projeto foi concebido por Tippett após um hiato nas gravações de Robocop 2, em 1990. Por conflitos de agenda, o projeto precisou ser pausado. O artista então retomou-o mais de 20 anos depois, quando encontrou as maquetes e bonecos guardados, com a ajuda de voluntários e aprendizes.
A produção de Mad God foi interrompida diversas vezes, mas após o reencontro das peças, a ideia foi revivida também graças a uma campanha do Kickstarter. Este é um projeto apaixonante ao qual ele se dedicou e foi capaz de concluí-lo graças à ajuda do financiamento coletivo.
Em seu site, Tippett explica o conceito do filme:
“A forma final de Mad God não é o filme em si, mas a memória depois de assisti-lo. Ele está trazendo você para aquele momento logo após acordar de um sonho, congelado, explorando fragmentos de sua mente selvagem antes que eles desapareçam no sombras. Esse é o momento. Mad God é apenas uma maneira de levá-lo até lá.”
Trama do filme e onde assistir Mad God
De acordo com a sinopse oficial, trata-se de um filme de animação experimental ambientado em um mundo de monstros, cientistas loucos e porcos de guerra. Um sino de mergulho corroído desce em meio a uma cidade em ruínas e o assassino emerge para explorar um labirinto de paisagens bizarras habitadas por habitantes bizarros.
Este trabalho de amor único combina muitas técnicas de animação inovadoras e levou 30 anos para ser concluído. Todos os cenários, criaturas e ambientes são feitos à mão e filmados no palco de um estúdio em Berkeley, na Califórnia (EUA).
O filme não possui diálogos. A ideia é expor as imagens puras na tela, mostrando um vórtice de crânios, feras mutantes e paisagens infernais vindas diretamente dos piores pesadelos de qualquer um.
Mad God foi lançado na plataforma Shudder em 16 de junho de 2022, e não há previsão de estreia em plataformas que compreendam o Brasil até o momento. Assista ao trailer: