Nesta terça-feira, foi confirmada a morte de John Romita Sr., lendário quadrinista com ampla história dentro da Marvel. Romita é o criador de personagens como Wolverine, Mary Jane e o Rei do Crime, todos adaptados para o cinema recentemente.
Seu falecimento foi confirmado através de uma mensagem no Twitter publicada pelo seu filho, John Romita Jr., também quadrinista e responsável por Kick-Ass e Demolidor. John Romita Sr. tinha 93 anos de idade.
“É com o coração apertado que anuncio que meu pai morreu pacificamente enquanto dormia. Ele é uma lenda no mundo da arte e seria uma honra poder seguir seus passos. Ele foi o maior homem que já conheci.”
Marvel: confira as histórias de John Romita Sr., criador do Wolverine
Depois de se formar na Manhattan School of Industrial Art, John Romita Sr. passou uma década prestando serviços às empresas Timely Comics e National Comics. Seus nomes podem parecer desconhecidos, mas ambas foram a fundação do que hoje conhecemos como Marvel e DC.
Em 1966, iniciou a produção de Homem-Aranha ao lado de Stan Lee e é o responsável pela criação de Mary Jane Watson, interesse amoroso do protagonista, e do Rei do Crime, vilão visto recentemente em Homem-Aranha no Aranhaverso.
Porém, sua maior criação aconteceu em 1974, quando operava como diretor de arte da Marvel. Ao lado do editor-chefe Roy Thomas e do escritor Len Wein, Romita Sr. ajudou a desenvolver o Wolverine, personagem que viria ser um símbolo dos mutantes e dos X-Men. Romita ainda criou personagens famosos como o Justiceiro e Luke Cage, ambos na década de 70.