Lasse Wellander, o guitarrista da clássica banda ABBA, faleceu na última sexta-feira (7) aos 70 anos, conforme anúncio em suas redes sociais. Segundo informações divulgadas por seus familiares, o músico estava em tratamento contra um câncer.
“É com indescritível tristeza que temos que anunciar que nosso amado Lasse se foi. Lasse recentemente adoeceu no que acabou sendo um câncer com metástases, e no início da Sexta-feira Santa ele morreu, cercado por seus entes queridos.
Você foi um músico incrível e humilde como poucos, mas acima de tudo foi um marido, pai, irmão, tio e avô maravilhoso. Gentil, seguro, atencioso e amoroso… e muito mais, que não pode ser descrito em palavras. Um centro em nossas vidas, e é inacreditável que agora tenhamos que viver sem você. Nós o amamos e sentimos muito sua falta. Lena, Ludvig e Andréas”, diz o comunicado.
Nesta segunda-feira (10), a banda ABBA também se pronunciou através do Instagram. Na publicação, a banda postou uma foto de Lasse quando jovem e lamentou a morte do guitarrista. A postagem foi assinada pelos integrantes Agnetha, Björn, Frida e Benny.
Apesar de também ter bastante reconhecimento por sua carreira solo, Wellander tem um longo histórico de colaboração com o ABBA, desde 1974. O músico participou de turnês da banda em 1975, 1977, 1979 e 1980, além de aparecer em outros álbuns do grupo, e também em projetos solo de membros da banda.
Mais sobre Lasse Wellander e ABBA
A última contribuição de Lasse Wellander com o ABBA ocorreu no álbum Voyage. Em atividade desde 1972, a banda lançou seu nono álbum no dia 5 de novembro de 2021, que contou com 10 novas faixas na carreira da banda.
Já em carreira solo, Lasse lançou sete álbuns, além de ter trabalhado como guitarrista e produtor musical durante toda a sua vida. Entre 2021 e 2022, o músico chegou a lançar quatro composições próprias e duas gravações de cantigas de Natal.