Em 2022, o astro Mark Wahlberg foi o responsável por protagonizar o filme “Luta pela Fé – A História do Padre Stu”, um drama emocionante e baseado em uma história real, sobre um homem que era boxeador e acabou encontrando o seu caminho ao se tornar padre.
No filme, acompanha a trajetória de Stuart Long, um homem que sofreu uma grave lesão e precisa encerrar a sua carreira como boxeador. Após se mudar para Los Angeles, ele conhece Carmen (Teresa Ruiz), uma professora católica, que lhe chama atenção e decide investir nela, frequentando a igreja.
No entanto, tudo muda em sua vida quando sofre um acidente de moto que lhe deixa reflexivo sobre as suas escolhas e qual caminho quer seguir. Com a segunda chance de viver, ele decide ajudar outras pessoas e se tornar padre não é algo impossível para ele.
Qual doença na verdade afetou o Padre Stu?
Na produção cinematográfica, o acidente de moto é que desperta o interesse de Stuart Long de se interessar pela fé verdadeiramente. No entanto, na realidade esse despertar veio de outra maneira e Stuart decidiu se batizar e seguir sua fé católica após sofrer de uma doença grave. Ele recebe o diagnóstico chamado miosite por corpos de inclusão (MCI), uma doença rara que provoca a inflamação no tecido muscular do indivíduo, bem como fraqueza e atrofia.
Apesar das crises diárias pela doença, Stu não deixou se abater e viu como algo positivo ter que passar por isso, pois aprendeu a ver a vida de outra maneira. Durante a sua luta contra a doença, ele se aproximou dos pais e continuou atuante na religião. Mas, infelizmente ele não resistiu e veio a falecer no dia 9 de junho de 2014, aos 50 anos de idade por causa de complicações.