Dirigido por Francis Lawrence, o filme Jogos Vorazes – A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes foi lançado no ano passado, e acrescentou mais um capítulo à franquia baseada nos livros de Suzanne Collins. Contudo, o longa é focado no passado da história.
Isso porque o filme é ambientado 64 anos antes da história já conhecida, e conta a história de Coriolanus Snow antes de se tornar o presidente de Panem. Mas além disso, o filme também acompanha Lucy Gray Baird, que apesar de ser uma personagem importante, teve um desfecho misterioso.
ATENÇÃO: O TEXTO A SEGUIR CONTÉM SPOILERS. Prossiga com cautela.
No final do filme, Snow decide deixar seu passado para trás e ficar com Lucy, e os dois decidem se refugiar em uma antiga cabana que pertence a O Bando, grupo musical da garota. Após uma discussão sobre armas usadas para matar Mayfair Lipp, eles acabam se resolvendo.
Lucy então deixa a cabana, dizendo irá colher katniss, uma planta local (que inspirou o nome da protagonista dos demais filmes da franquia Jogos Vorazes). Mas ela demora a retornar, o que leva Snow a sair pela floresta para procurá-la.
O filme se encerra com ele sendo atormentado por um bando de tordos que imitam a voz de Lucy, mas sem sinal dela pelas redondezas, e assim como no livro homônimo, deixa o destino da personagem em aberto, não ficando claro se ela ainda pode estar viva ou não.
Lucy Grey aparece em outros filmes da franquia?
Como A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes é um prólogo, uma forma de encontrar as respostas sobre o paradeiro de Lucy Grey seria nos filmes posteriores da franquia. E em Jogos Vorazes, de 2012, ela é citada como uma dos vencedores dos Jogos, junto com Haymitch Abernathy.
Todavia, no segundo filme, é realizado o Massacre Quartenário, 75ª edição da competição mortal, que colocou antigos vencedores para competir novamente. E apesar de diversos rostos retornarem, Lucy não aparece, transformando novamente seu paradeiro em um grande mistério.
Uma sequência poderia trazer um desfecho conclusivo para a história da personagem, e ela já chegou a ser debatida. Contudo, a produtora Nina Jacobson afirmou em entrevista ao portal Polygon que um novo filme só será produzido caso Collins realmente tenha interesse que seja realizado.