“Loving” é baseado em história real? A verdade por trás do filme
Uma adição recente ao catálogo da Netflix é o filme “Loving: Uma História de Amor” (2016). Ambientado em 1958, o longa conta a história de Richard (Joel Edgerton) e Mildred (Ruth Negga), que se apaixonam e decidem se casar. O problema é que ele é um homem branco e ela é uma mulher negra e na época o estado de Virgína (EUA) em que eles viviam considerava o casamento inter-racial não apenas “imoral”, mas também ilegal.
Depois de se casarem em outro estado, os dois foram presos na Virgína. Eles decidem levar o caso até a Suprema Corte e lutar pelo seu direito de continuarem casados.
Escrito e dirigido pelo conceituado Jeff Nichols (“Clube dos Vândalos”), o filme conta com Joel Edgerton (“Matéria Escura”) e Ruth Negga (“Ad Astra: Rumo às Estrelas”) nos papéis principais. Ruth recebeu uma indicação ao Oscar pela personagem.
“Loving: Uma História de Amor” é inspirado em fatos?
Infelizmente, o longa é sim inspirado em uma história real. Namorados de escola, Richard e Mildred Loving foram para Washington, D.C., no 2 de junho de 1958 e se casaram. Poucos dias depois, por uma dica anônima, a polícia invadiu a casa deles e levou os dois presos. A lei do estado da Virgínia era que nenhuma pessoa branca poderia se casar com alguém de outra raça.
O juiz deu uma escolha aos dois: continuarem presos ou irem embora do estado da Virgínia. Eles foram para Washington, mas não aceitaram terem sido expulsos de sua casa e decidiram processar o estado da Virgínia. O caso chegou à autoridade judicial máxima do país: a Suprema Corte dos Estados Unidos.
Em 1967, em uma decisão unânime, a Corte considerou que a lei da Virgínia era inconstitucional e ilegal e a derrubou. Vários outros estados também ainda tinham leis contra o casamento inter-racial. Elas acabaram ali.
Richard e Mildred Loving voltaram para a Virgínia, como era o desejo deles, onde viveram com seus filhos. Richard faleceu em um acidente de carro em 1975 e ela morreu em 2008.
Fonte: Women & The American Story.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.