Em 2019, o cineasta Martin Scorsese deu sua polêmica declaração, em entrevista à Empire, de que os filmes da Marvel “não são cinema”, os comparando com “parques de diversão”. Apesar disso, é inegável que as produções da empresa são verdadeiros sucessos, com diversos destaques em sua trajetória.
Estes destaques são representados principalmente pelo sucesso de bilheteria de muitos dos filmes do estúdio, incluindo recordes como Vingadores: Ultimato, que arrecadou por volta de US$ 2,79 bilhões, posicionando-se entre as maiores bilheterias de todos os tempos.
Porém, existem filmes da Marvel que também já receberam indicações para grandes premiações como o Oscar. Mesmo não sendo muitos, e com produções geralmente sendo indicadas para categorias técnicas, é inegável que isto representa o potencial dos filmes.
Afinal, a Marvel Studios regularmente apresenta talentos aclamados na frente e atrás das câmeras, e mesmo com a Academia priorizando filmes que se enquadram em determinadas categorias, o Universo Marvel já conseguiu até mesmo conquistar algumas estatuetas em meio às 19 indicações. Confira:
- Homem de Ferro (2009) – indicação de Melhor Edição de som e efeitos visuais;
- Homem de Ferro 2 (2011) – indicação de Melhores efeitos visuais;
- Os Vingadores (2013) – indicação de Melhores efeitos visuais;
- Homem de Ferro 3 (2015) – indicação de Melhores efeitos visuais;
- Capitão América: O Soldado Invernal (2015) – indicação de Melhores efeitos visuais;
- Guardiões da Galáxia vol.1 (2015) – indicação de Melhores efeitos visuais e maquiagem;
- Doutor Estranho (2017) – indicação de Melhores efeitos visuais;
- Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2018) – indicação de Melhores efeitos visuais;
- Pantera Negra (2019) – vitória em Melhor figurino, trilha sonora original e design de produção;
- Vingadores: Guerra Infinita (2019) – indicação de Melhores efeitos visuais;
- Vingadores: Ultimato (2020) – indicação de Melhores efeitos visuais;
- Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2022) – indicação de Melhores efeitos visuais;
- Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2022) – indicação de Melhores efeitos visuais;
- Pantera Negra: Wakanda para Sempre (2023) – vitória em Melhor figurino
Além do UCM: filmes da Marvel que já ganharam Oscars
Sabe-se que os filmes da Marvel não transitam apenas no UCM da Disney, mas existem produções licenciadas que já receberam não só indicações, como foram contempladas com a estatueta da Academia. Inclusive, em 2024, Homem-Aranha: Através do Aranhaverso está concorrendo para Melhor Animação.
Em 2005, Homem-Aranha 2, dirigido por Sam Raimi e estrelado por Tobey Maguire, conquistou a vitória em Efeitos Visuais na cerimônia, contra fortes concorrentes como Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. A segunda vitória, com o prêmio de Melhor Animação só veio a acontecer com Operação Big Hero, em 2015.
Três anos depois, Homem-Aranha No Aranhaverso foi lançado pela Sony Pictures e, no ano seguinte, em 2019, também garantiu o Oscar de Melhor Animação. Com a sequência na corrida pelo prêmio, as expectativas são altas para uma nova vitória.