Depois de oito anos como a protagonista de Lista Negra e duas mortes forjadas, Elizabeth Keen, enfim, morreu. A personagem de Megan Boone teve seu fim sacramentado na reta final da oitava temporada e, dado o seguimento da série nas duas temporadas seguintes, Liz não deve retornar.
Depois de diversas reviravoltas acerca da identidade de Raymond Reddington e sua presença na infância de Liz, a personagem torna-se hostil para com o protagonista, uma vez que ele se recusa a revelar sua identidade real.
Depois de se unir à sua mãe Katarina, Liz confronta Red e o criminoso mata Katarina, levando Liz a uma jornada de vingança. A ex-agente do FBI reúne inimigos de Red e forma uma aliança com Neville Thowsend, cuja família foi assassinada.
A temporada encerra com Red capturando Liz e levando-a para a Letônia, onde tem sua base de operações. No local, o criminoso explica os acontecimentos do passado e sua ligação com a protagonista. Enquanto conta tudo que Liz sempre gostaria de saber, Thowsend entra no bunker e atira em Liz, ferindo-a.
Red consegue matar Neville e define um plano para salvar a reputação de Liz. Antes que este possa ser concretizada, um sócio de Thowsend atira em suas costas, resultando em sua morte. Assim, a história de Liz em Lista Negra chega a seu fim.
Relembre a 9ª temporada de Lista Negra
[ALERTA DE SPOILERS]
Depois da morte de Liz, uma das principais personagens da série, mudanças importantes ocorreram envolvendo tanto a trajetória de Red como a de Ressler. Nesta nona temporada, dois anos se passaram desde os últimos acontecimentos e atuam como a equipe da Força-Tarefa do FBI seguiu sua vida.
Red desaparece depois da morte de Liz, mas o momento de luto vira uma busca por vingança e a equipe novamente se une para desvendar quem foi o responsável pelo ataque contra ela.