Lista dos 10 melhores cantores de todos os tempos, segundo a Rolling Stone
A conceituada revista Rolling Stone e sua equipe de escritores e colaboradores elaboraram uma lista elegendo os 200 melhores cantores de todos os tempos, publicada no início de 2023. A lista leva em conta não apenas o talento e técnica vocal, mas o impacto cultural e o legado desses artistas. Confira o top 10:
10. Al Green
Um dos maiores fenômenos dos anos 70, o cantor de soul music marcou uma geração com sua voz “sinuosamente flexível”. Para a Rolling Stone, “poucos cantores criam tão bem a ilusão de estarem sendo levados pela música como ele”.
9. Otis Redding
Inspirado no estilo de canto da música gospel, Redding moldou a música soul e R&B dos Estados Unidos. Em baladas emotivas como “Try a Little Tenderness” e “Mr. Pitiful”, ele transmitia toda a angústia das letras na sua forma de cantar. Em covers como “(I Can’t Get No) Satisfaction” e “A Hard Day’s Night”, ele conseguia fazer o ouvinte esquecer que aquelas músicas pertenciam a outra pessoa.
8. Beyoncé
Moldada a partir de influências como Prince, Tina Turner, Janet Jackson, entre muitos outros, Beyoncé criou uma voz única e se transformou em uma lenda viva da música. A artista consegue ir do pop ao country ao rap e até ao rock (escute “Don’t Hurt Yourself”), sempre com controle e poder impressionantes.
7. Stevie Wonder
Outro nome fundamental da música soul, Stevie Wonder usou técnicas vocais e malabarismos como nenhum outro para entregar performances emocionantes e apaixonadas.
6. Ray Charles
“As pessoas me chamam de um cantor de jazz e um cantor de blues, mas eu não sei a diferença de verdade”, declarou o cantor em uma entrevista de 1963. “Eu simplesmente tento cantar uma música, e só canto músicas que eu gosto de cantar. E eu tento colocar um pouco de ‘soul’ [‘alma’] em tudo”. Ray Charles é praticamente a personificação da música soul.
5. Mariah Carey
Com um alcance vocal impressionante e um grande arsenal de técnicas vocais, Mariah Carey influenciou uma geração de artistas, mas nenhum chegou perto do impacto da cantora, que ajudou a moldar o pop e o R&B.
4. Billie Holiday
A cantora de jazz podia perder em “refinamento” para nomes como Sarah Vaughan e Ella Fitzgerald, mas ganhava de lavada em entrega emocional. Joni Mitchell declarou em uma entrevista que Billie fazia o ouvinte sentir o conteúdo e intenção de cada palavra que ela cantava.
3. Sam Cooke
Sam Cooke já era uma estrela gospel, mas começou a definir a música soul quando saiu para a carreira solo em 1957, encantando o público com sua voz suave e entrega emocional.
2. Whitney Houston
Conhecida como “A Voz”, Whitney mistura emoção e uma técnica vocal impecável e criou algumas das músicas mais memoráveis dos anos 80 e 90, como “I Wanna Dance With Somebody (Who Loves Me)”, “I Will Always Love You”, “I Have Nothing” e “Saving All My Love for You”.
1. Aretha Frankin
Beyoncé, Whitney Houston, Mariah Carey e muitos outros nomes da indústria devem muito à influência de Aretha. A poderosa voz da eterna rainha do soul ia do pop, ao rock, ao funk e ao gospel, deixando um dos legados mais inesquecíveis da música americana.
Fonte: Rolling Stone.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.