Dirigido por Kim Nguyen, “Linha Reta” traz a história dos primos Vincent e Anton Zaleski, que decidem planejar uma forma ambiciosa para obter dados sobre o mercado financeiro.
Para isso, Vincent consegue um financiamento para desenvolver o projeto, que será construir um túnel para passar um cabo de fibra óptica de 4 polegadas que irá transmitir dados da Bolsa Eletrônica do Kansas à Bolsa de Valores de Nova York, em Nova Jersey.
Vincent consegue convencer Anton de largar o emprego e ajudá-lo a decifrar a programação capaz de mostrar os dados em um determinado tempo, mais rápido que o mercado financeiro tenha ciência. Assim, eles terão diversos desafios para conseguirem sucesso no planejamento.
Linha Reta é baseada em fatos reais?
Sim, a ideia de construir uma linha de fibra óptica para a Bolsa de Valores de Nova York foi inspirada em fatos reais. Em 2010, uma empresa chamada Spread Networks construiu a linha de alta velocidade ligando Chicago para Nova York, chamada de “The Spread”.
Para isso, construíram em um caminho reto um túnel que permitiu que as negociações na Bolsa de Valores de Nova York fossem feitas com mais agilidade. Foram gastos cerca de US$ 300 milhões e levou três anos para ser concluído.
Vale destacar que o roteiro do filme é ficcional, porém, ele se baseia em conceitos financeiros e tecnológicos reais. Outro tema abordado é sobre a ética nos negócios e como a obsessão por dinheiro pode ser perigosa. Ou seja, não é baseado em fatos reais, mas foi inspirado em conceitos e ideias que condizem com a realidade.