Recentemente, a Universal Pictures e a Blumhouse anunciaram uma parceria para o desenvolvimento de uma trilogia do filme O Exorcista. inicialmente, sabia-se que o lançamento da primeira parte da produção seria no segundo semestre de 2023, no entanto, o estúdio e a produtora oficializaram a data para o dia 13 de outubro.
Em uma entrevista à Variety, o diretor David Gordon Green ofereceu alguns detalhes sobre o reboot do filme e revelou que as gravações da nova versão irão começar pouco depois do Dia das Bruxas. O diretor também adiantou que o novo filme de O Exorcista será muito diferente de Halloween em termos de abordagem.
O cineasta foi o responsável pela nova trilogia de Halloween, que chegou ao fim com Halloween Ends. O último longa-metragem teve uma recepção negativa com a crítica e com o público.
O reboot de O Exorcista parecerá novo, embora ainda esteja conectado ao original, conforme afirmação do produtor chefe da Blumhouse, Jason Blum. A intenção é desenvolver uma nova trilogia de filmes da franquia, e o produtor expressou confiança na abordagem mais moderna, dizendo que pretende fazer para o clássico de William Friedkin, de 1973, o mesmo que foi feito com a obra de John Carpenter.
Acordo bilionário e retorno de atriz do longa original: tentação do diabo?
A Universal Pictures e o serviço de streaming Peacock da NBC Universal, em parceria com a Blumhouse e Morgan Creek, fecharam o acordo de R$ 2 bilhões para adquirir os direitos mundiais para a nova franquia O Exorcista.
Após recusar participar das sequências de O Exorcista, Ellen Burstyn finalmente aceitou reprisar eu papel como Chris MacNeil, a mãe da menina possuída Regan (Linda Blair), na nova produção que está sendo desenvolvida pela Blumhouse.
Em entrevista para o The Hollywood Reporter, Ellen brincou ao dizer que foi tentada pelo diabo a retornar, porque lhe ofereceram muito dinheiro pela proposta. Segundo Ellen, a atriz vai investir parte desse dinheiro em bolsas para o programa de mestrado em dramaturgia da Pace University, localizada em Nova York, nos EUA.
A ideia inicial por trás do novo longa, estrelado por Leslie Odom Jr (Hamilton), que será o pai de uma criança possuída que buscará ajuda com Chris MacNeil, mãe de Reagan MacNeil, interpretada pela atriz Linda Blair no longa de 1973.
Apesar da exigência de fãs da atriz, Linda Blair informou em seu Twitter que não houve nenhuma conversa sobre seu retorno à franquia para reprisar seu papel. Seus últimos papéis relacionados à franquia foram O Exorcista 2: O Herege, de 1977 e A Repossuída, paródia de 1990 onde contracena com Leslie Nielsen.