Lily Gladstone é indígena? Idade, história e filmes da atriz que brilhou em Assassinos da Lua das Flores
Em um elenco formado por Leonardo DiCaprio, Robert De Niro e Brendan Fraser, possivelmente, a estrela que mais brilhou em Assassinos da Lua das Flores foi Lily Gladstone. A atriz de 37 anos é conhecida pelas séries Room 104, Billions e Reservation Dogs, mas atingiu um novo protagonismo em 2023.
Filha de um nativo Blackfeet e Nez Perce, Gladstone cresceu em uma reserva da comunidade Blackfeet em Montana, nos Estados Unidos. Bastante ligada às suas origens, a atriz chegou a trabalhar com a História Nativa enquanto lutava por seu espaço em Hollywood. Bacharela em Artes pela Universidade de Montana, Gladstone conta com um diploma em Estudos Nativo-Americanos, chegando a ensinar crianças sobre a História Nativa durante anos.
No entanto, em 2016, ela conseguiu seu primeiro grande papel em Certas Mulheres, filme independente dirigido por Kelly Reichardt. As duas retomaram a parceria em 2018, com Dirst Cow – A Primeira Vaca da América. Agora, Lily Gladstone está cotada como uma das favoritas ao Oscar de Melhor Atriz pelo papel de Mollie Burkhart em Assassinos da Lua das Flores.
Lily Gladstone detonou Yellowstone
Em um perfil realizado com o Vulture, Lily Gladstone falou sobre sua trajetória e sobre o desenvolvimento de Assassinos da Lua das Flores ao lado de Martin Scorsese. Segundo a atriz, ter um diretor deste tamanho contando uma história de nativos americanos é algo grandioso.
“É uma faca de dois gumes. Você quer ter mais nativos escrevendo histórias de nativos; mas você também quer que os mestres prestem atenção ao que está acontecendo. História americana não é história sem História Nativa.”
Em Assassinos da Lua das Flores, é possível ver uma ótima execução da História Nativa. No entanto, isso não acontece sempre e Gladstone citou Yellowstone, produção que chamou de “delirante e deplorável” durante a entrevista. “Não quero ofender os talentos nativos americanos envolvidos nessa série, até porque eu mesma fiz teste para ela várias vezes. Na época, e até hoje, é o melhor que tínhamos”, disse ela.