Apesar de, hoje em dia, os fãs dos diferentes gêneros do rock n’ roll e metal serem mais tolerantes uns com os outros. A situação nem sempre foi assim. Nos anos 80, por exemplo, havia uma divisão clara entre o thrash metal e o glam metal da época.
Porém, em entrevista recente ao site Heavy Consequence, o frontman da banda Megadeth, Dave Mustaine, que integrou o Metallica na época em que a banda foi considerada uma das pioneiras para o thrash metal, deu uma declaração polêmica sobre as influências da banda.
Mesmo com a famosa “rixa” entre os gêneros, Mustaine teceu alguns comentários sobre as similaridades que consegue enxergar na música do Metallica e Mötley Crüe, banda considerada um dos grandes nomes do glam metal.
Para o músico, a comparação pode ser feita com os primeiros álbuns de ambas as bandas.
“O que eu acho sobre glam e heavy metal? Bem, vamos reduzir ao mínimo denominador comum. Vejamos os dois primeiros álbuns do Mötley Crüe [Too Fast for Love (1981) e Shout at the Devil (1983)] e Metallica [Kill ‘Em All (1983) e Ride the Lightning (1984)]; você não pode dizer que o primeiro disco do Crüe não tinha algumas faixas de metal, pois “Take Me To The Top” e “Live Wire” têm a mesma pegada de mão direita rápida que James Hetfield e eu estávamos fazendo. E mais, no começo, as vozes de Vince Neil e James eram bem parecidas, eles cantavam num registro alto e bem semelhante”, explicou Mustaine.
Mustaine continuou, explicando que as diferenças entre as bandas eram puramente visuais e estéticas, mas no fim, a sonoridade acabava sendo parecida, mudando apenas o peso das músicas.
“Se você pegasse essas duas músicas e mandasse o Metallica gravá-las, elas ficariam bem pesadas e, de certa forma, bem parecidas com as versões do Crüe. Em algum nível, a gente acaba copiando as músicas um do outro. Mas é lógico que não usávamos salto alto, maquiagem, spray de cabelo, grandes brincos de argola, rímel, unhas pintadas e todo esse tipo de m*rda”, completou.
Mais sobre a banda Megadeth: briga com o Metallica?
Sabe-se que o Megadeth surgiu em meados de abril de 1983, após Dave Mustaine ser demitido do Metallica em um ônibus voltando para Los Angeles. A demissão aconteceu pois, na época, Mustaine apresentou muitos problemas com vícios, o que atrapalhava a banda.
Após seu surgimento, o Megadeth conquistou fama internacional rapidamente, principalmente por declarações de Mustaine, alegando que a banda era movido por um desejo de vingança contra o Metallica.
“Após ser expulso do Metallica, tudo que eu lembrava era que eu queria sangue. O deles. Queria ser mais rápido e pesado que eles”, declarou Mustaine em entrevistas antigas.
Atualmente, a briga já foi esquecida entre as bandas, que já tocaram juntas em diversas ocasiões, incluindo o famoso “Big 4”, um evento que reúne os 4 maiores nomes do thrash metal estadunidense, sendo eles Metallica, Megadeth, Slayer e Anthrax.
O Megadeth lançou no ano passado o 16º álbum de sua carreira, intitulado The Sick, the Dying… and the Dead. Este é o segundo álbum de estúdio com o guitarrista brasileiro Kiko Loureiro, e apresenta 12 novas faixas, além de diversas faixas bônus em suas diferentes versões.